Educadores terão formação em duas etapas. Primeira já ocorreu dia 21/06.

Como cuidar do dinheiro, planejamento financeiro e realização de sonhos: esses e muitos outros assuntos estão sendo debatidos entre alunos e educadores do Colégio Notre Dame Aparecida de Carazinho, através de atividades oferecidas pela Sicredi Cooperação RS/SC.

A parceria iniciou na Semana Nacional de Educação Financeira (20 a 26 de maio), quando a assessora de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Cooperação RS/SC, Ane Müller De La Canal, ministrou uma oficina lúdica às crianças matriculadas no Integral. Já entre os dias 10 e 14 de junho, a instituição financeira cooperativa também ofereceu a capacitação para os alunos dos primeiros níveis do Ensino Fundamental.

E na tarde da última sexta-feira, 21/06, cerca de 40 pessoas – entre professores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e Ensino Fundamental do colégio – participaram do Workshop sobre Economia Comportamental, ocorrido na Superintendência Regional da Sicredi Cooperação RS/SC, em Carazinho.

Alunos debateram Educação Financeira de maneira lúdica e simples.

“Enquanto Sicredi, acreditamos que trabalhar a Educação Financeira nas escolas é o futuro da nossa sociedade, pois será através desses professores e alunos que conseguiremos disseminar a nossa metodologia e transformar o Brasil num país mais consciente, organizado e sustentável financeiramente”, afirma a assessora de desenvolvimento do cooperativismo, Ane Müller De La Canal.

Para a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Notre Dame Aparecida, Evanir Grimm, discutir Educação Financeira é normalmente avaliado como tema tabu. “Porém, ao iniciarmos o trabalho em conjunto com o Sicredi, percebemos que esse assunto é muito mais amplo e dinâmico, além de envolver organização e planejamento. Foi possível adaptar o tema à linguagem das crianças, que possuem uma visão de futuro diferente da nossa”, comenta a educadora.

Ainda de acordo com a coordenadora pedagógica, após o trabalho desenvolvido pelo Sicredi com alunos e professores, o colégio pretende tornar a Educação Financeira um hábito no cotidiano escolar. “Sabemos da relevância deste tema no âmbito social e queremos que ele seja um dos norteadores dos projetos educacionais desenvolvidos”, considera Evanir.

No mês de agosto, a instituição financeira cooperativa ministrará a segunda etapa do workshop para o mesmo público de professores e coordenadores, dando continuidade à formação.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!