Os grupos da Rede de Mobilização pela Educação de Não-Me-Toque reuniram-se nas últimas semanas para compartilhar os projetos que estão sendo desenvolvidos nas escolas municipais pelo Programa A União Faz a Vida (PUFV). O grupo das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) reuniu-se no último dia 22/08. Já no dia 28/08, foi a vez do encontro do grupo das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). Ambas as reuniões ocorreram na sede da Secretaria Municipal de Educação.

A Rede de Mobilização pela Educação é um movimento que engaja membros das comunidades nas atividades dos educandários vinculadas ao PUFV.

Participaram dos encontros membros da Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais, Sicredi Cooperação RS/SC, Cotrijal, Emater/Ascar, Assessoria Pedagógica do PUFV e Círculo de Pais e Mestres (CPMs).

Nas ocasiões, foram compartilhados e analisados todos os projetos do PUFV desenvolvidos no primeiro semestre nas escolas do Município. Os componentes da Rede puderam socializar e apoiar as demandas necessárias. Foram apresentados 39 projetos, sendo 15 deles das EMEIs e 24 das EMEFs.

De acordo com a assessora de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Cooperação RS/SC, Ane Müller De La Canal, o grupo da Rede de Não-Me-Toque deste ano teve um crescimento muito significativo com a presença de representantes dos Conselhos de Pais e Mestres de todas as escolas. “Essa participação fortalece a proximidade dos pais com as atividades do ambiente escolar e da comunidade de aprendizagem do Programa A União Faz a Vida”, destacou Ane.

 

Programa A União Faz a Vida

O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Na região da Sicredi Cooperação RS/SC, o Programa conta com o apoio da Cotrijal, em parceria com as Secretarias de Educação Municipais de Almirante Tamandaré do Sul, Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto e Victor Graeff. Em 2018, o PUFV envolveu 251 educadores e 2.614 crianças e adolescentes, em 19 escolas.

A essência do Programa ocorre a partir da metodologia de ensino-aprendizagem, que é desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. Entre os públicos envolvidos no PUFV, estão: educadores, alunos, Sicredi, apoiadores, parceiros e assessoria pedagógica.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!