Cooperativa escolar de Victor Graeff é reestruturada através do Programa A União A Vida
Nesta segunda-feira, 13/11, ocorreu a assembleia de reestruturação da Cooperativa Escolar União e Trabalho (Coounitra), da EMEF Marcílio Dias, de São José da Glória, interior de Victor Graeff. A data, que também comemorou os 20 anos de existência da Coounitra, marcou um novo rumo para os alunos envolvidos: a partir de agora a cooperativa recebe apoio do Programa A União Faz a Vida, desenvolvido pela Sicredi Alto Jacuí, com apoio da Cotrijal.
No evento, houve a participação da comunidade escolar e de autoridades e lideranças locais. Foi promovida uma Assembleia Geral Extraordinária, com a reforma do estatuto da Coounitra, toda conduzida pelos próprios alunos, integrantes da diretoria da cooperativa escolar. A maioria dos alunos pertence ao 7º ano do Ensino Fundamental.
O atual objeto de estudo da Coounitra é a bolacha de mel. Essa ideia surgiu a partir de um projeto de aprendizagem do Programa A União Faz a Vida, que estudou as abelhas e o mel. Os alunos já estão comercializando as bolachas nas festividades do educandário.
Na ocasião, o presidente da Sicredi Alto Jacuí, José Celeste de Negri, salientou que é um orgulho para a instituição financeira cooperativa estar auxiliando no desenvolvimento dos jovens alunos. “Sabemos que daqui sairão futuros cidadãos mais cooperativos, mais líderes e responsáveis”, disse.
O presidente ainda lembrou que o município de Victor Graeff foi um dos pioneiros do sistema Sicredi que adotou o Programa A União Faz a Vida e a Cooperativa Escolar na rede de educação. “Isso nos mostra que aqui se confia que investir no ensino vale a pena e forma melhores pessoas para a sociedade”, concluiu José Celeste.
Para a professora orientadora do grupo de alunos, Susana Laís Beledelli, a reforma estatutária da Coounitra gerou muita expectativa em toda a comunidade escolar. “Já percebemos muitas mudanças entre os alunos que estão engajados ao projeto. Deste o início das formações, eles amadurecem muito e demostram maior responsabilidade ao planejar o futuro”, destacou ela.