O cooperativismo foi vivenciado na prática por alunos da EMEF Carlos Gomes na tarde desta quarta-feira, 29/05, através da realização da Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa Escolar Cooperabom. O educandário, localizado em Bom Sucesso, interior de Não-Me-Toque, conta com a Cooperativa Escolar há cerca de três anos.

As Cooperativas Escolares são associações de alunos com finalidade pedagógica, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados e da comunidade, sempre norteadas pelos valores e princípios universais do cooperativismo. Para constituir uma Cooperativa Escolar, a escola deverá ter um ciclo completo do Programa a União Faz a Vida, programa social desenvolvido pelo Sicredi. Na região da Sicredi Cooperação RS/SC, o PUFV conta com o apoio da Cotrijal, em parceria com Secretarias de Educação Municipais.

Participaram da Assembleia os alunos associados da Cooperabom, além de outros integrantes da comunidade escolar – professores e membros do Conselho de Pais e Mestres (CPM). Também marcou presença a secretária municipal de Educação, Eli Terezinha Xavier Donatti; o gerente da agência Não-Me-Toque Centro do Sicredi, Tiago Augusto Bandeira; e o gerente da unidade da Cotrijal de Não-Me-Toque, Airton Mário Görgen.

Gerente da agência do Sicredi reiterou sobre o apoio da instituição com o projeto das Cooperativas Escolares

 

Inicialmente, a até então gestão apresentou as ações realizadas no último ano e o balanço financeiro da Cooperativa Escolar. Após aprovação, foi divulgada as únicas chapas formadas para concorrer aos Conselhos de Administração e Fiscal. As propostas foram expostas e eleitas pelos sócios.

Compõe a nova diretoria os seguintes alunos: João Antônio Guadagnin (Presidente); Maria Paula Gobbi (Vice-Presidente); Vanessa dos Santos Loeblein (Secretária); Felipe Guilherme Benz (1º Tesoureiro); Larissa da Silva (2º Tesoureiro); Diandra Corina Schwalbert (Diretora de comercialização); Tuani de Souza de Paz (Diretora de Produção); Stéfani Luana Rambo e Samara da Silva (Diretoria de Divulgação).

“Estou muito feliz por ser o novo presidente desta promissora cooperativa, que há dois anos estimula o protagonismo juvenil através de práticas cooperativistas, considerando os pilares do cooperativismo. Gostaria de agradecer a escola pela oportunidade, aos colegas que acreditaram e votaram em mim e à minha família que sempre tem me apoiado”, destacou João em seu pronunciamento.

O novo presidente ainda destacou que pretende, junto com os demais colegas da diretoria, “fazer com que a Cooperativa seja conhecida e reconhecida pelas atividades realizadas em prol do crescimento do associado”.

Secretária de Educação desejou sucesso à nova gestão da Cooperativa

 

Para a diretora da EMEF Carlos Gomes, Carla Van Riel, é um orgulho para o educandário contar com uma Cooperativa Escolar, projeto que desenvolve habilidades como liderança e trabalho em equipe. “Assim, contribuímos para a formação de uma sociedade cooperativa, com pessoas protagonistas de suas próprias vidas. A escola apoia e deseja que os alunos se realizem nesta atividade, pois é uma experiência única”, relatou.

A secretária municipal de Educação, Eli Terezinha Xavier Donatti, destacou que é muito gratificante para o Município presenciar um momento como esse. “Desejo que vocês, alunos, possam desenvolver uma gestão de sucesso e, principalmente, tornarem-se pessoas melhores”, acrescentou ela.

O gerente da agência Sicredi, Tiago Augusto Bandeira, parabenizou os estudantes pela condução da Cooperativa Escolar. “Contem sempre com o apoio do Sicredi em suas atividades, afinal de contas, também está em nosso propósito desenvolver comunidades mais cooperativas”, disse.

Já o gerente da unidade da Cotrijal de Não-Me-Toque, Airton Mário Görgen, comentou que os alunos, ao desenvolverem projetos como esse, avançam consideravelmente em termos de conhecimento e inovação.

 

Plano de Ação da Cooperabom está definido

A Cooperabom está com o Plano de Ação definido até o final do ano. Entre as atividades previstas pelos alunos estão: oficinas de produção; oficinas de aprendizagem; organização e participação no Dia C de Cooperar; intercâmbio com outras cooperativas escolares; participação em eventos estaduais envolvendo o tema; e reuniões periódicas.

Atualmente, a Cooperabom produz e comercializa como objeto de aprendizagem enfeites para cuias de chimarrão, com material reciclável. O grupo também fabrica por demanda “cri-cri” de laranja.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!