Eco Pila começa a circular em Soledade/RS
Moeda incentiva a sustentabilidade no município
Segunda arrecadação de recicláveis aconteceu no Palco Jesus Marodin em Soledade/RS
A Sicredi Botucaraí RS/MG participou na manhã da quinta-feira, 26/09, das primeiras negociações soledadenses da moeda sustentável Eco Pila. A primeira ação aconteceu no palco Jesus Marodin, localizado no Largo da Matriz e, consistiu em fomentar a troca de resíduos recicláveis pela moeda.
O Assessor de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Botucaraí RS/MG, Cledir Perius, destaca a mudança de consciência coletiva que o Eco Pila acarretará - “buscamos mudar a forma que as pessoas veem os seus resíduos, assim, estimulamos ainda mais a convivência harmônica entre a sociedade e o meio ambiente”, disse.
O Eco Pila tem conversão em lojas associadas do comércio de Soledade e são tem o mesmo valor que a moeda real, ou seja, a cada 1 Eco Pila, você tem 1 Real. Para o Presidente da ACIS de Soledade, Rodrigo Panosso, esse processo tende a aumentar - “vamos iniciar com uma tiragem menor de Eco Pila e aumentando conforme a demanda e a nossa comunidade for abraçando a ideia”, destacou.
O que é o Eco Pila
A moeda social Eco Pila de Soledade, permitirá que os cidadãos troquem materiais recicláveis, como garrafas pet, latinhas e óleo de cozinha, por um valor que poderá ser utilizado no comércio local, o que promete transformar a maneira da comunidade lidar com resíduos recicláveis, incentivando a conscientização ambiental e o fortalecimento da economia local. O projeto Eco Pila, em Soledade/RS, é uma iniciativa do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIS, com o apoio do Sicredi, Prefeitura Municipal de Soledade, Comércio de Sucatas Soledade e da empresa Supra.