Somos a instituição financeira com maior presença no ranking anual de projeção econômica do Banco Central
Pelo segundo ano consecutivo, marcamos presença nas listas das cinco instituições que mais se aproximaram do acerto de indicadores.
Além de estarmos novamente nas listas das cinco instituições que mais se aproximaram do acerto de indicadores, fomos os únicos a aparecer em cinco categorias do ranking: ficamos em quarto lugar na categoria Curto Prazo Anual para os indicadores Taxa de Câmbio (nota 9,6), IPCA (nota 9,2) e IGP-M (nota 8,9). Na Taxa Selic, o Sicredi ocupamos a quinta posição nas categorias Curto Prazo Anual (nota 9,5) e Médio Prazo Anual (nota 8,9).
“Ao longo de 2020, figuramos em todas as divulgações mensais do ranking do Top 5, o resultado obtido no ranking anual reflete essa constância e precisão. Repetimos esse feito nos últimos quatro anos, o que nos deixa orgulhosos e mostra que a nossa equipe possui alta capacidade preditiva, mesmo em períodos muito conturbados. O reconhecimento de projeções de alta qualidade por parte do Banco Central traz mais segurança para os nossos associados nas decisões sobre suas aplicações financeiras e em seu próprio negócio, permitido um desenvolvimento mais sadio, que sempre é o nosso maior objetivo”, afirma Pedro Ramos, economista-chefe do Sicredi.
As classificações anuais do Banco Central são feitas a partir dos rankings mensais de curto e médio prazos divulgados ao longo do último ano. Atribui-se, a cada mês, notas que variam de zero (para o maior desvio em relação ao resultado mensal efetivo) a dez (para o menor desvio em relação ao resultado mensal efetivo) para, então, ser calculada a média final das notas mensais. As medianas das variáveis projetadas pelas cinco instituições que mais acertam (as Top 5) são divulgadas no Focus – Relatório de Mercado elaborado pelo órgão.
No ranking de 2019, fomos classificados em cinco categorias e também fomos a instituição financeira que mais marcou presença na lista.