Alunos do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo de Selbach fazem visita técnica
Os alunos integrantes do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo de Selbach fizeram uma visita técnica nos municípios de Sarandi e Chapada, no dia 18 de julho, para conhecer propriedades rurais com gestão familiar e modelo agregador de renda.
Pela parte da manhã, visitaram o Pesque e Pague Arco-irís, em Sarandi/RS, propriedade familiar especializada em produção de peixes, onde o negócio está presente a quatro gerações na família. O proprietário César Augusto Dall’Oglio, apresentou a propriedade, falou sobre a rotina, como construíram o empreendimento, formas que agregam valor ao produto e outras formas de renda na propriedade. Contou também, como está preparando as próximas gerações para sucessão familiar.
À tarde, visitaram a Chácara Vieira, também em Sarandi/RS, da professora Maristela Vieira, onde a família possui uma floricultura, e aproveitam a propriedade para cultivar e produzir diversos produtos: aves, gado, suíno, frutos, flores. Assim, diversificam e aumentam a renda familiar reaproveitando tudo que é produzido na propriedade.
Após, foram até Chapada/RS encontrar os jovens aprendizes do campo do município, onde trocaram experiências, esclareceram dúvidas, conheceram os projetos de cada jovem e visitaram a propriedade de dois aprendizes.
Conforme a colaboradora da Sicredi Integração Rota das Terras, Maruen Klein, que acompanhou o grupo, foi uma tarde de muito aprendizado, conhecimento e incentivo aos jovens para que se qualifiquem para assumir e melhorar a gestão da propriedade, tornando-se empreendedores.
Sobre o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo: visa a associação familiar, prepara e insere os jovens entre 14 a 24 anos, no mundo do trabalho. As aulas são ministradas pela Coeducars e Copater na Escola Frei Anselmo, de Linha Floresta, Selbach. O Programa conta com a parceria das cooperativas Sicredi, Cotrisoja, Santa Clara e Creluz.