Faz parte do Nosso Jeito evoluir de forma constante: Conheça a história do Fabrício.
Com quase 20 anos de Sicredi, Fabrício compartilha os aprendizados que marcaram sua trajetória até se tornar Gerente Regional de Desenvolvimento. Foco, entrega e evolução constante são os pilares que o ajudaram a construir uma carreira com propósito e impacto.

Como tudo começou
Sicredi – Fabrício, em 2026 você já completa 20 anos de Sicredi. Conta pra gente como a sua história começou aqui na coop!
Fabrício – “Eu entrei aqui em 2006. Já terminando a faculdade de Administração, eu vi uma proposta do Sicredi. Eu não conhecia o Sicredi a fundo, mas via já o Sicredi tomando uma proporção. Até 2003, as cooperativas eram voltadas para o agro e, após esse período, passamos pela livre admissão de associados. Então em 2006, que foi quando entrei, a cooperativa estava buscando pessoas que tivessem um bom perfil para prospectar, principalmente na PJ. Foi um processo seletivo robusto, com mais de 500 candidatos. Desses, 12 se tornaram estagiários de negócio. Eu e o Carlos (Denardin) começamos juntos na agência Camobi e tínhamos telefones fixos à disposição e uma lista telefônica, para ligarmos, agendarmos visita e fazermos prospecção. Pegava o carro, ia pra rua para prospectar, anotava tudo em um caderninho. Mão na massa e muito trabalho, e com isso consegui começar essa trajetória, entendendo bem a realidade de cada associado e o que a cooperativa poderia oferecer para contribuir com o desenvolvimento de cada um. Nesse início era muito difícil, não tinha conhecimento, mas eu sempre tive muita vontade de fazer dar certo e sempre pensei: ‘se eu estou aqui, eu vou fazer acontecer’.”
Crescimento com entrega e visão de futuro
Sicredi – Atualmente, você está como GRD, liderando gerentes de agência e sendo uma referência dentro da cooperativa. Como foi a caminhada até chegar aqui?
Fabrício – “Estamos falando de um período de quase 20 anos de caminhada, então muita coisa se passou. Depois dessa fase como estagiário, me tornei assistente PJ, em um momento desafiador assumi uma carteira PJ como gerente de negócios e fui me tornando referência nesse segmento, até que surgiu uma vaga de gestor na agência Camobi, quando eu tinha 8 anos de cooperativa. Me lancei e pensei: ‘é a oportunidade da minha vida, porque eu quero ser gestor, eu posso ser gestor de uma agência’. Fui selecionado, um gerente super jovem para a época. Em seguida, fui para o Sicredi Empresas aqui no Sul, também como Gerente de Agência e depois me tornei Gerente de Desenvolvimento de Negócios, atendendo toda a coop. Tudo isso resumidamente, mas foram muitas conquistas e muitos aprendizados ao longo de todo esse período e é muito gratificante olhar pra trás e ver o que construímos.”
Dica para quem está começando
Sicredi – Que bacana, Fabrício. Realmente é uma jornada inspiradora! O que você diria para quem ainda está começando por aqui?
Fabrício – “Penso que toda essa caminhada contou com bastante resiliência e constância, de uma forma que eu pude aproveitar as horas de voo para aprender e realizar os meus objetivos. Eu acredito muito que a gente deve ter clareza para ver onde a gente quer chegar, mas a gente também tem que ter sensatez de entender que existem caminhos para a gente trilhar até chegar lá. O primeiro meu grande objetivo era ser gerente de agência, porque era o meu próximo passo. Eu entendi tudo que era necessário para isso e, o mais importante, nunca deixei de lado a minha posição atual, sempre atento às demandas e necessidades daquela posição que eu já estava ocupando. Vejo que esse é um erro que às vezes as pessoas, na ânsia de crescer, acabam cometendo. Às vezes fazem cursos, se dedicam aos futuros cargos, mas acabam por deixar de lado a performance no cargo atual. Então minha dica é: sempre foque na superação. Busque ser o seu melhor todo o tempo, com constância, dedicação e determinação para o que você quer, sendo protagonista da sua história!”
Quer construir a sua história com a gente? Conheça nossa oportunidades na nossa página de carreiras.