A cooperativa Sicredi Planalto RS/MG anunciou neste mês a distribuição dos resultados da cooperativa. E, na oportunidade, destacou um dado extremamente relevante: ao longo dos últimos dez anos mais de R$ 200 milhões já retornaram aos associados. Referente ao exercício de 2025 serão compartilhados R$ 41,9 milhões em resultados aos seus associados. A decisão foi aprovada em Assembleia Geral Ordinária e representa um importante reforço financeiro direto para os municípios onde a cooperativa atua no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.

No modelo cooperativo, o resultado retorna para quem faz parte do negócio. Diferente das instituições financeiras tradicionais, no Sicredi o associado é dono e participa diretamente dos resultados alcançados. Os valores são distribuídos de forma proporcional às aplicações financeiras de cada associado na cooperativa, com crédito direto em conta corrente.

“Esse resultado mostra a força de um modelo que coloca as pessoas no centro. Quando a cooperativa tem um bom desempenho, quem ganha é o associado e toda a comunidade onde ele está inserido”, destaca o diretor executivo da Sicredi Planalto RS/MG, Vanderlei Farias de Oliveira.

A distribuição reforça o mote da campanha institucional: É melhor ser Sicredi.

Recursos que fortalecem a economia local

Os valores distribuídos permanecem circulando na região, impulsionando o comércio, fortalecendo empresas locais, apoiando o agronegócio e contribuindo para geração de emprego e renda nos municípios atendidos pela cooperativa.

“É um dinheiro que volta para a economia local. Isso gera movimento, oportunidades e desenvolvimento regional de forma sustentável”, acrescenta o diretor executivo.

É melhor ser Sicredi porque o resultado volta para as pessoas

Além da distribuição direta aos associados, parte das sobras foi destinada ao Fundo de Reserva, fortalecendo a solidez financeira da cooperativa, e ao FATES (Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social), que viabiliza ações de educação financeira, apoio a projetos sociais e iniciativas de desenvolvimento comunitário.

“Nosso compromisso é equilibrar retorno ao associado, solidez institucional e investimento na comunidade. Esse é um dos grandes diferenciais do cooperativismo”, ressalta.

Governança democrática e proximidade com a comunidade

As principais decisões da cooperativa, como a destinação dos resultados e a definição das estratégias, são tomadas de forma democrática em Assembleia, com a participação dos representantes dos associados.

“Esse processo garante transparência e reforça a confiança. O associado não apenas acompanha, ele decide junto”, afirma o diretor executivo.

Um modelo que gera desenvolvimento regional

Com uma atuação baseada na cooperação, proximidade e responsabilidade, a Sicredi Planalto RS/MG reafirma, na prática, que é possível gerar resultados financeiros e, ao mesmo tempo, promover impacto positivo nas comunidades.

“Quando dizemos que é melhor ser Sicredi, estamos falando de pertencimento, de resultado compartilhado e de desenvolvimento que fica na região”, conclui o diretor executivo.

Sicredi Planalto RS/MG
É melhor ser Sicredi.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Planalto RS/MG

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!