Sicredi Parque promove peça teatral para mais de 400 crianças, em Mariópolis
Espetáculo trouxe conceitos de cooperação e união, de forma lúdica e divertida
Espetáculo trouxe conceitos de cooperação e união, de forma lúdica e divertida
Muitas risadas, largos sorrisos e conhecimentos compartilhados. Assim foi a peça teatral ZumZumZum – A União faz a Vida, que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 02, em Mariópolis, para mais de 400 crianças, entre 4 a 10 anos. Iniciativa da Fundação Sicredi, através de lei federal de incentivo à cultura, a peça trouxe conceitos sobre cooperação, união e reconhecimento da singularidade de cada um de forma lúdica e divertida.
A peça conta a história dos irmãos Leona e Artur em uma jornada de descoberta de valor da cooperação. A trama se desenrola parte na vida real dos irmãos, parte no reino da Rainha Mau-mau e de seu fiel escudeiro, Calafrio. Com a ajuda das abelhinhas, Leona e Artur, evitam que a Rainha concretize sua ameaça de transformar nosso planeta em uma terra triste e egoísta. A questão das pessoas com deficiência é abordada na personagem Leona, que é cadeirante. Uma experiência nova para as crianças.
“Eu me emociono com o quanto grande é esse projeto. É maravilhoso podermos levar uma hora de alegria para as crianças e ver o quanto elas se divertem através do espetáculo. Estamos rodando o Brasil inteiro, em cada apresentação identificamos novos sentimentos. A arte tem essa capacidade de nos inspirar”, afirma Debi Mayer, da produção executiva da peça.
De acordo com a analista de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Parque, Meridiane Ines Vian, o espetáculo passará por mais de 100 cidades em todo o Brasil compartilhando princípios cooperativistas.
“Mariópolis é a primeira cidade no sudoeste do Paraná a receber o espetáculo. Para nós é uma alegria muito grande podermos levar as crianças um espetáculo cultural que conta muito mais do que uma história, traz em sua narrativa princípios cooperativistas que reforçam a importância da união, cooperação e da inclusão”, afirma Meridiane.
O ator Gabriel Farias, que interpreta o personagem Artur, destaca que a principal mensagem da peça é de que todos podemos construir um mundo novo.
“De forma coletiva, assim como é o teatro. Acho que essa é o principal ensinamento que a peça traz, de juntos podermos cooperar, independente da nossa condição social, motora, cor de pele, em busca de um objetivo comum a todos”, pontua Gabriel.
O projeto ainda oferecerá aos professores do Programa A União Faz a Vida, gratuitamente, o curso virtual O Corpo Fala, sobre expressão corporal em sala de aula e uma aula da Escola de Espectadores de Porto Alegre, onde Renato Mendonça, autor do texto, entrevista integrantes da peça para que os professores conheçam o processo de montagem.
Fundação Sicredi
Não é de hoje que a Fundação Sicredi apoia a arte e possibilita leva-la a muitas cidades brasileiras. Durante o ano de 2022, a peça #Juntos, de Dedé Ribeiro, excursionou por 12 estados e Distrito Federal, totalizando um público de 21.546 espectadores em 80 teatros e locais de apresentações. O próprio espetáculo ZumZumZum – A União faz a Vida teve circulação de sucesso entre 2013 e 2015, seguida de Qual Vai Ser?, que percorreu 256 localidades entre 2015 e 2018 sendo uma das maiores turnês de uma peça nacional em número de cidades. Antes disso, foram realizadas as montagens de A Caravana dos Poupedis e Rir e poupar: é só começar. Todas as montagens e turnês aconteceram via Lei Federal de Incentivo à Cultura e tiveram excelente retorno de público.
Sicredi Parque das Araucárias
A Cooperativa Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP atua nas regiões Sudoeste do Paraná, Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina e Noroeste de São Paulo. Conta com 500 colaboradores e atende mais de 76 mil associados junto as 37 agências – presente em 29 municípios em sua área de atuação.