Projeto de inclusão social do Sicredi oportuniza formação e desenvolvimento de pessoas
Capacitação é voltada para o mercado financeiro e visa a formação de novos talentos
A Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP, através de um projeto idealizado pela Central Sicredi PR/SP/RJ, deu início a segunda turma do seu projeto de inclusão social de formação voltada ao Mercado Financeiro. As aulas, que acontecerão de forma híbrida e começam ainda neste mês de maio, totalizarão 146 horas de atividades teóricas e práticas.
“O projeto busca levar conhecimento e formação para grupos considerados minoritários na sociedade, ao mesmo tempo em que possibilita que estes participantes possam ter oportunidades nas cooperativas. Além da formação pessoal, o projeto de inclusão também fomenta a formação de futuros talentos para o Sicredi”, destaca a gerente de Gestão de Pessoas da Sicredi Parque, Patrícia Portela Pizzi.
Durante o projeto, os participantes passarão por módulos que englobam temáticas como: cooperativismo de crédito e Sicredi; Educação Financeira; Inclusão e Sociedade; e Sistema Financeiro Nacional. Os módulos serão ministrados pela Central, além de consultorias que possibilitam ao aluno, ao final do curso, realizar o exame para a certificação FB500, que tem como objetivo gerar inclusão e possibilitar oportunidades no Sicredi.
Para Widlin Otaris, refugiado do Haiti e que mora no Brasil há 10 anos, o curso trará nossas perspectivas. “Quando cheguei no Brasil não conhecia nada, não falava português e tive que trabalhar para sobreviver. Agora, minha expectativa com o programa é ter uma visão mais ampla do mercado financeiro, adquirindo novos conhecimentos e aperfeiçoamentos”, afirma.
O nigeriano Gideon Ayomikun Aderinokun, de 18 anos, está há aproximadamente 11 anos no Brasil. Ele conta que participar do programa traz a possibilidade de aprender mais sobre o mercado financeiro. “Estou muito animado e feliz com essa oportunidade, pois gosto muito dessa área e sei que irá agregar muito para o meu desenvolvimento”, destaca.