Presidente da Sicredi Parque teve agenda em Brasília
Visita à capital federal foi marcada por reuniões com a frente parlamentar do agro e na OCB
O presidente da Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP, Clemente Renosto, esteve em Brasília no último dia 19 de abril em visita à bancada da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), no Congresso Nacional. A visita do presidente à capital federal também foi marcada por encontros na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Em pauta, especialmente, assuntos de interesses do agronegócio, entre eles do Plano Safra 2023.
O Encontro com a Frencoop aconteceu no Colégio de Líderes da Câmara Federal e foi organizado pelo Sistema Ocepar juntamente com a OCB. Durante a reunião, foram apresentados números do cooperativismo paranaense pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, além da discussão de temas de interesse ao agronegócio e para as cooperativas brasileiras que também aconteceram no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
“Tivemos um encontro muito positivo em que debatemos a atual conjuntura do cooperativismo brasileiro, além de conversas sobre o Plano Safra 2023, que ainda aguarda maiores definições. Tem-se uma expectativa de que ele tenha um orçamento de R$ 400 bilhões, mas ainda estamos aguardando definições sobre a fonte de recursos para isso. Infelizmente ainda é algo indefinido”, afirma Clemente.
OCB
Mais tarde, o presidente participou de um encontro da OCB onde foram debatidas as principais ações para 2023, calendário de reuniões e a programação prévia do Fórum dos Presidentes que acontece em junho, em Foz do Iguaçu (PR). A superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, fez uma apresentação aos diretores sobre a atuação das três casas que integram o sistema nacional de cooperativismo: OCB; Sescoop e CNcoop.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, resultado a força que o Paraná representa no cenário político nacional com uma bancada forte e atuante. “O sucesso disso tudo é o resultado do Programa de Educação Política, em especial ao trabalho realizado pela Ocepar e pelas cooperativas, em 2018 e agora em 2022. Os encontros com a frente parlamentar facilitam muito o nosso trabalho, pois alinha nossos anseios com demandas no poder legislativo”, conclui.