Colaborador da Sicredi Parque apresenta case de sustentabilidade durante a Assembleia Geral da ONU, nos Estados Unidos
William Neves dos Santos foi o único brasileiro a participar do evento. Sicredi teve um dos 11 cases selecionados pela Organização para serem apresentados ao mundo
O colaborador da Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP, William Neves do Santos, participou, em Nova York, nos Estados Unidos, do Leaders Summit 2024, durante a semana em que acontece a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O Leaders Summit reúne lideranças mundiais, empresários e sociedade civil, para debater medidas visando acelerar o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
William foi o único brasileiro a participar do evento e apresentou um dos 11 cases selecionados pelo Pacto Global da ONU para serem mostrados ao mundo. O projeto do Sicredi, sobre economia verde, já é uma realidade e benéfica mais de 30 pequenos agricultores na região de Mato Grosso. O evento reuniu aproximadamente 1 mil líderes, que exploraram estratégias para cumprir a Agenda 2030 (plano de ação global para o desenvolvimento sustentável) por meio de práticas empresariais responsáveis.
“Tive a oportunidade de falar para o mundo a respeito de um projeto que temos no Sicredi sobre economia verde, como uma forma de contribuirmos com a sustentabilidade através dos pequenos negócios e da agricultura familiar. O convite do Pacto Global da ONU veio pelo potencial de disrupção que o projeto tem e pela capilaridade do Sicredi no Brasil”, explica William.
O projeto de economia verde implantado pelo Sicredi e apresentado passou por um processo de aceleração, em uma iniciativa do Pacto Global da ONU, Fundação Dom Cabral e Liga de Intraempreendedores do Brasil. Foram nove meses de mentorias e consultorias até que a iniciativa pudesse iniciar. Hoje, o projeto de economia verde, que começou há pouco mais de um mês, vem fazendo a diferença na sociedade.
“Chegar tão longe com uma ideia é resultado do que o Sicredi vem fazendo em suas 104 cooperativas, através do intraempreendedorismo e por meio da inovação. O Brasil tem sido pauta quando o assunto é desenvolvimento sustentável, e nós tivemos a oportunidade de apresentarmos uma proposta que tem um potencial de impacto gigantesco e que atraiu a atenção do mundo todo”, conclui William.
Leaders Summit
Durante a semana de alto nível da Assembleia Geral da ONU, a cúpula de líderes do Pacto Global da ONU de 2024 reúne líderes empresariais, partes interessadas em ODS, sociedade civil, governo e funcionários da ONU de todo o mundo comprometidos em elevar o nível de sustentabilidade.
Durante o evento, a cúpula de líderes de 2024 apresenta aos líderes globais de sustentabilidade as ferramentas, redes, conhecimento e inspiração necessárias para dimensionar o impacto das contribuições do setor privado para a Agenda 2030.