Sicredi Ouro Verde MT entrega 50 coletores de óleo para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde
As “bambonas”, como são conhecidos estes recipientes, serão utilizados no projeto “de olho no óleo”, que visa reutilizar óleo usado e transformá-lo em biodiesel
A Sicredi Ouro Verde MT realizou uma cerimônia na tarde desta terça-feira, 01.11, na sede administrativa em Lucas do Rio Verde, em que entregou 50 “bombonas” – coletores de óleo, de 100L cada – para a Secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
O objetivo do projeto é dar a destinação correta para o óleo de cozinha usado em Lucas do Rio Verde, para depois transformá-lo em biocombustível, fonte de energia sustentável.
O assessor do segmento Agro, da Sicredi Ouro Verde MT, Moacyl Francisco de Campos, fala um pouco mais sobre a relevância deste momento para a comunidade luverdense e para a cooperativa.
“Esta entrega representa mais uma parceria entre o Sicredi e o Poder Público de Lucas do Rio Verde. Acreditamos no equilíbrio entre o social, o econômico e o ambiental, proporcionando uma vida mais saudável à população. A coleta do óleo busca reforçar a resiliência e a adaptação a riscos relacionados ao meio ambiente e às catástrofes naturais em todo o país. O projeto de olho no óleo vem pra contribuir com o meio ambiente luverdense, uma vez que as pessoas terão lugar adequado para a destinação do óleo usado. As bombonas, que são coletores de óleo serão colocadas em Lucas do Rio Verde, em pontos estratégicos. Esperamos mobilizar a comunidade com atitudes como esta, que preservam o meio ambiente e tornam o município sustentável e em equilíbrio ambiental”.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Vicente Nunes, complementa dizendo que “é importante esta união no projeto ‘de olho no óleo’, pois forma uma cadeia de trabalho, organizada que vai beneficiar toda a comunidade. As bombonas serão espalhadas por toda a cidade, em escolas, postos de saúde e outros. Sem contar que as pessoas que trabalharão na renovação deste óleo serão remuneradas e assim, todos ganham, começando pelo meio ambiente”.
Além da Sicredi Ouro Verde MT e da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, também fazem parte do projeto de olho no óleo: SAAE, Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis (Acorlucas) e Fiagril.