A Sicredi Norte SC tem se destacado como referência no meio empresarial, com uma atuação que vai além do tradicional foco no agro. Segundo o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, a região apresenta uma característica única no sistema: forte presença no setor empresarial e crescimento econômico acima da média nacional.

O Diretor Executivo, Nilton Weber, destacou que a cooperativa ultrapassou 125 mil associados e possui mais de R$ 3,1 bilhões em carteira de crédito. “Estamos em ritmo dinâmico de expansão, com investimentos contínuos em capacitação e atração de profissionais qualificados”, afirmou. Ele também reforçou a capacidade da cooperativa para grandes operações, quebrando o paradigma de que ela atende apenas pequenos negócios.

“Outro ponto relevante é o crescimento da economia da região de atuação da Sicredi Norte SC, especialmente o litoral, que é superior a muitas do país. E ter o cooperativismo forte aqui faz com que os recursos fomentem ainda mais a economia local”, comentou o Presidente da Central Sul/Sudeste do Sicredi.

Presidente da Central Sul/Sudeste do Sicredi compartilha visão estratégica com líderes de Jaraguá do Sul

Com mais de três décadas de atuação no Sicredi, Márcio Port compartilha dados que evidenciam a relevância do Sicredi no cenário nacional: 6ª maior instituição financeira de varejo do Brasil, com mais de 50 mil colaboradores, presença em 40% dos municípios, 102 cooperativas, cerca de 3.000 agências e cinco centrais regionais.

Ele também reforça os diferenciais do modelo cooperativista, que reinveste os resultados proporcionalmente ao volume de negócios de cada associado, promovendo o crescimento das regiões onde atua.

Crédito: motor da economia

Port ressalta dados do Banco Central que mostram a correlação entre crédito e desenvolvimento. A região Sudeste, com 53,3% do PIB nacional, concentra 47,2% do crédito concedido. Já o Sul, com 16,6% do PIB, representa 20,3% do crédito. “O crédito é o motor da economia. Regiões com mais oferta de empréstimo crescem mais”, destacou.

Em Santa Catarina, 30% das movimentações financeiras são feitas em cooperativas. Segundo Port, a viabilidade financeira das cooperativas depende do uso ativo dos produtos e serviços pelos associados.

Cooperativismo como agente de transformação local

O presidente da Sicredi Norte SC, Nilton Floriano, reforçou que o valor da cooperativa vai além dos números contábeis. “Nossa instituição financeira cooperativa faz o papel do regador. Por meio dos produtos, serviços e da filosofia cooperativista, o Sicredi busca garantir que a riqueza gerada seja redistribuída localmente, no endereço do associado, seja pessoa física ou jurídica. Mas, a evolução do cooperativismo vai além dos números financeiros. O foco está na contribuição para uma sociedade melhor e mais justa”, complementa.

 

*Conteúdo produzido a partir do encontro com lideranças associativistas, conselheiros e coordenadores de Jaraguá do Sul no dia 08/10/2025.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!