Você, certamente, já parou para pensar sobre qual é o seu papel no mundo e se realmente tem feito coisas que possam, de alguma maneira, trazer benefícios pra você e pra quem está à sua volta.

Ainda mais considerando tudo que estamos vivendo nos últimos tempos, pode ter certeza que além de você, milhares de pessoas ao redor do mundo se questionam a mesma coisa.

É aquela história de “não tem muito pra onde fugir”, e esse pensamento vem carregado de dúvidas e um quê de frustração.

Mas, ao invés de se questionar sobre o que você já fez até agora, que tal colocar as mãos na massa e começar a pensar daqui pra frente, em como você pode ser mais cooperativo de hoje em diante?

A boa notícia é que estamos aqui  para te dar uma mãozinha. Só que, para isso, você vai precisar cumprir alguns desafios simples ao longo de 2022, e que farão total diferença na sua vida a cada etapa concluída.

Então, te convidamos a continuar nos acompanhando por aqui. Todos os meses traremos conteúdos que irão apoiar o seu processo de transformação para ser cada vez mais cooperativo.

Quer entender como tudo isso funciona? Então, vamos juntos que no caminho a gente explica melhor.

 

O “Eu” é o início de tudo: a mudança começa de dentro pra fora
 

Quando falamos sobre cooperação, logo pensamos em um grupo de pessoas unindo forças em prol do coletivo. Afinal, essa é a essência do cooperativismo.

Agora, te convidamos a fazer uma reflexão: se você, como integrante deste grupo, não está bem consigo mesmo, será que vai conseguir se doar por completo a favor do outro e contribuir para uma sociedade mais próspera? Provavelmente, não.

E é justamente aí que começa a primeira etapa dessa jornada, que é composta por pequenos desafios semanais que têm o mesmo objetivo: o “Protagonismo do Eu”, onde você vai entender que o seu crescimento gera ainda mais valor para o coletivo.

Nesta fase, que vai até o mês de abril, você é o centro tudo, já que toda mudança começa de dentro pra fora, e irá ressignificar sua saúde física, mental e financeira, além de repensar sua relação com a tecnologia.

Então, comece agora mesmo a sua transformação. 

 

A importância das relações: o “Eu” precisa do “Nós”
 

Depois de cuidar de você é hora de olhar em volta e entender como o “nós” impacta no coletivo. Este será o foco da segunda etapa da jornada de como ser mais cooperativo, lembrando sempre que o “Eu” precisa do “Nós”.

É hora de analisar a maneira como você se relaciona com as pessoas do seu ciclo – familiares, amores, amigos, colegas de trabalho -, com o objetivo de estimular vínculos que se perpetuem fora do ambiente virtual.

Nesta nova fase, também vamos compartilhar com você um e-book com todos os desafios semanais.

Entre os meses de maio e agosto, você vai trabalhar o “Protagonismo do Nós”, e o primeiro passo é justamente estreitar suas relações pessoais, avaliando o que cada pessoa representa na sua vida.

Indo um pouco mais além, também faz parte desta etapa buscar novos conhecimentos e aprendizados para expandir seus horizontes, e uma das formas de fazer isso é se aproximando de quem compartilha dos mesmos interesses que você.

O último desafio da segunda fase é avaliar o ambiente e entender como ele impacta e é impactado por suas relações. Observe tudo, pessoas, oportunidades e objetos, e busque aprimorar todo o entorno. 

Todos juntos em perfeita sintonia

Até aqui, já deu pra perceber como tudo se conecta e que uma coisa completa a outra. Todos estamos juntos, em sintonia, seguindo em direção ao cooperativismo.

A terceira e última fase da jornada será entre os meses de setembro e dezembro, e terá como foco o “Protagonismo de Todo Mundo”, mostrando que quando você entende suas questões individuais e o papel das suas relações, começará a perceber que tudo está interligado.

É nesta etapa que tudo se conecta ainda mais com o cooperativismo. Abordando questões como democracia, equidade, educação, sustentabilidade, informação e sobre a abolição de qualquer tipo de discriminação social, racial, política, religiosa ou de gênero.

Ao completar todo o processo, você poderá refletir e avaliar todo o caminho, e certamente irá perceber que o seu “Eu” lá do início está totalmente diferente, com uma maior consciência sobre o seu papel na sociedade.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!