Evento de confraternização marca o encerramento do ano dos programas de educação da Sicredi Integração RS/MG
Cerca de 400 pessoas participaram da atividade (Clarissa Jaeger)
Mais de 400 pessoas, entre professores, diretores, assessores pedagógicos e secretários de Educação participaram do Integração 2023 – Programas de Educação, evento promovido pela Sicredi Integração RS/MG na noite desta quarta-feira (29) na Sociedade Italiana Tutti Fratelli. A atividade de confraternização marcou o encerramento do ano para os responsáveis pela condução dos programas A União Faz a Vida, Cooperação na Ponta do Lápis e Cooperativas Escolares nos 11 municípios de atuação da regional no Rio Grande do Sul (Marques de Souza, Boqueirão do Leão, Santa Clara do Sul, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Mato Leitão, Travesseiro, Progresso, Canudos do Vale, Forquetinha e Sério) e teve como atrações a orquestra do Colégio Sinodal Conventos e o músico Solon Chaves.
Os programas educacionais da Sicredi Integração RS/MG ajudam a fortalecer o relacionamento, compartilhando conhecimento sustentável e proporcionando oportunidades a todos os envolvidos. O trabalho aplicado nas escolas busca gerar impactos positivos em toda a sociedade, sendo amparado pela certeza de que a educação pode transformar a realidade das comunidades. “É mais que uma maneira diferente de aprender e ensinar. Os programas são uma oportunidade de resgatar valores como cooperação, cidadania, respeito, diálogo, solidariedade, liderança, justiça e empreendedorismo junto às nossas crianças e adolescentes”, explicou a assessora pedagógica Janice Schmitt.
Reforçando o compromisso com a construção de uma sociedade mais próspera por meio da educação, o vice-presidente Luiz Mario Berbigier lembrou que há exatos 30 anos, no dia 1º de dezembro de 1993, a então “Caixinha” ingressou no Sistema Sicredi, fato que levou a cooperativa a ampliar a proximidade com os associados e a valorizar ainda mais as pessoas. “Hoje compartilhamos a credibilidade, o respeito e o carinho desta parceria que a comunidade e o Sicredi fizeram. Vamos estar sempre juntos através de um tema tão importante como é a educação”, garantiu.
Coube ao Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Univates, professor Carlos Cyrne, falar sobre os quase 20 anos de parceria com a instituição no programa A União Faz a Vida, o qual enalteceu a educação e os princípios do cooperativismo como agentes de transformação: “Eu acredito muito que nós somos uma alternativa para que possamos promover uma sociedade mais equitativa.
Já a assessora pedagógica Elisabete Penz Beuren abordou o programa Cooperação na Ponta do Lápis, ressaltando que a educação financeira nas escolas é uma jornada transformadora e pioneira que a Sicredi Integração RS/MG iniciou em 2018 e hoje já é desenvolvida em 22 escolas e nove municípios, sendo sete gaúchos e dois mineiros. “É um impacto gigante, pois sabemos que cada criança e cada professor influencia pelo menos mais duas ou três pessoas com as quais convive”, observou.
Finalizando a noite, o assessor pedagógico e embaixador latino-americano das cooperativas escolares, Everaldo Marine, reiterou que a regional está chegando a sua 9ª cooperativa escolar, sendo todas consistentes e maduras. “O que o Sicredi entrega é mais do que um laboratório de aprendizagem. É preparar as crianças e os jovens para o trabalho, para serem associados e cidadãos conscientes do mundo em que vivem. É uma entrega social espetacular “, concluiu.
Novas cooperativas escolares
Dentro dos programas de educação, o fim do ano também celebra a constituição de mais três cooperativas escolares, que nesta semana realizam suas assembleias de fundação. São elas a Freicoop (EMEF Frei Henrique de Coimbra – Santa Clara do Sul), Cooperfok (EMEF Fok – Lajeado) e Coopef (EMEF João Batista de Mello – Forquetinha). Elas se juntam às outras seis já existentes, totalizando o envolvimento de cerca de 300 estudantes e 25 professores de dez escolas em seis municípios.