“Ela vive no mundo da Lua”, “não sei de onde vem tanta imaginação”, “ela precisa se concentrar mais nos estudos”. Foram algumas das inúmeras frases que Diovana precisou ouvir na infância. Uma menina diferente, todos diziam. Tão diferente que não se encaixava na turminha da sala de aula e frequentemente era o assunto das reuniões de professores.

Mas, aos 10 anos de idade, a menina de cabelos pretos e olhinhos puxados conseguiu descobrir a sua essência. Essência essa que ela carrega até hoje, com seus 19 anos de idade. Essa garota ilumina e alegra qualquer ambiente em que adentrar.

Uma expedição investigativa. Essa foi a atividade proposta para a turma da Escola Municipal Concórdia, em Capanema/PR, participante do Programa A União Faz a Vida. “Cada um de vocês, amanhã, traga uma fruta” - disse a professora. Mal sabia ela que uma simples salada de frutas feita na cozinha da escola, pelas mãos de seus alunos, mudaria toda a trajetória de vida de uma daquelas meninas.

Foi através da metodologia de projetos aplicada no Programa A União faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, que Diovana percebeu que o seu “mundo da imaginação”, poderia se tornar real. A partir desta aula sobre alimentação saudável ela teve voz. E o mais importante, ela foi ouvida.
O seu desenvolvimento, no decorrer do Programa foi tão extraordinário que ela foi convidada a conhecer a sede administrativa da Sicredi Fronteiras e fazer parte do vídeo comemorativo dos 10 anos de Programa A União Faz a Vida.

Diovana então, mais uma vez começou a sonhar. Ela, mesmo pequena, já sabia onde futuramente gostaria de estar. Queria fazer parte da equipe Sicredi. Anos depois, foi justamente isso que aconteceu. Começou ocupando um cargo na recepção e no decorrer do tempo todos da equipe - inclusive ela -,  já percebiam que estar alí não era o suficiente.

O Sicredi preza pela singularidade e particularidade das pessoas e tenta ao máximo estimular o desenvolvimento dos aspectos positivos que cada colaborador possui. Por esta razão, hoje, Diovana ocupa o cargo de Assistente de Desenvolvimento do Cooperativismo.

A sua função é similar a da abelha, mascote do Programa A União Faz a Vida, pois ambas realizam a polinização. As abelhas, voando de flor em flor, promovem a geração de frutos. Diovana, a pequena abelhinha, vai de escola em escola, auxiliar na assessoria aos professores que trabalham o Programa com os alunos, para que assim como ela, muitas crianças também consigam encontrar e se orgulhar da sua essência e personalidade.

“Essa menininha é diferente”. Sim, com certeza ela é. Ela é diferente e especial. Com apenas 19 anos, Diovana ocupa um cargo de extrema responsabilidade dentro de uma Instituição Financeira Cooperativa. E faz isso com imensa gratidão e brilho nos olhos.

A abelhinha que ela conheceu com apenas 10 anos mudou sua vida e entrou em seu coração, assim como Diovana entrou no coração de todos que convivem diariamente com ela na Cooperativa e nas escolas por onde ela passa.

E aquele gostinho saboroso da salada de frutas preparada com 10 anos, foi tão marcante e transformador que nunca mais saiu da sua boca.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi Fronteiras PR/SC/SP

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Fronteiras PR/SC/SP

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!