A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional do Cooperativismo, destacando novamente o papel essencial das cooperativas no desenvolvimento econômico e social de comunidades ao redor do mundo. A decisão da ONU acontece pouco mais de uma década após o mesmo reconhecimento feito em 2012, reforçando a relevância crescente do modelo cooperativista.

Hoje, o cooperativismo representa um movimento global com mais de 3 milhões de cooperativas e mais de 280 milhões de postos de trabalho gerados direta ou indiretamente no mundo, segundo a Aliança Cooperativa Internacional (ACI). O modelo, centrado na colaboração, inclusão e protagonismo dos associados, mostra sua força ao promover o desenvolvimento sustentável e reduzir desigualdades.

No Brasil, o cooperativismo também tem números expressivos. São mais de 4,9 mil cooperativas e mais de 20 milhões de cooperados, atuando em setores como crédito, saúde, educação, transporte, produção e agropecuária.

O Sistema Sicredi, uma das maiores instituições financeiras cooperativas do Brasil, é exemplo da força do cooperativismo no país. Presente em todos os estados brasileiros, o Sicredi conta com mais de 40 mil colaboradores e mais de 9 milhões de associados, consolidando-se como um modelo de gestão democrática e foco no desenvolvimento regional.

Para o presidente da Sicredi Fronteiras, José César Wunsch, a decisão da ONU é um reconhecimento às pessoas que constroem diariamente o cooperativismo. “É um reconhecimento à sociedade, às pessoas que compõem o cooperativismo, às cooperativas, seus dirigentes, seus conselhos e seus milhões de associados. O cooperativismo tem sua centralidade nas pessoas, onde ele está inserido, ele amplia o conhecimento, a sabedoria, as informações, e impulsiona as pessoas num crescimento econômico, cultural e educacional com programas de educação financeira, Escrevendo com o Sicredi, A União Faz a Vida, Cooperação na Ponta do Lápis e as nossas assembleias. É motivo de satisfação e de orgulho para os cooperativistas do mundo todo, especialmente para nós da Cooperativa Sicredi Fronteiras”.

O reconhecimento da ONU fortalece ainda mais a missão do cooperativismo de transformar realidades e valorizar as pessoas. Em 2025, o mundo inteiro volta os olhos para esse modelo que cresce com base na confiança, na participação e na cooperação.


Redes Sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn | YouTube 

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Fronteiras PR/SC/SP

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!