A Sicredi Força dos Ventos marcou presença na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (World Credit Union Conference — WCUC), promovida pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions — Woccu, na sigla em inglês) entre os dias 21 e 24 de julho, em Boston, nos Estados Unidos. Com uma delegação de mais de 120 representantes, o Sicredi — instituição financeira cooperativa com mais de 8 milhões de associados e presente em todo o Brasil — se uniu a aproximadamente 3 mil lideranças de cooperativas de crédito de mais de 60 países na conferência.

Para representar a cooperativa de crédito, o presidente Theodorus Breg e a diretora executiva Zilda Aparecida Soares de Araujo estiveram no evento, que foi um ponto de encontro fundamental para impulsionar a discussão global sobre cooperativismo, compartilhar práticas sustentáveis e fortalecer a cooperação entre instituições financeiras. "Uma das lições mais valiosas que aprendemos é a importância da troca de conhecimentos entre diferentes culturas, com foco na integração com outras cooperativas e na inserção das mulheres e jovens no cooperativismo. Nesse sentido, sabemos que o Sicredi está alguns passos à frente, com iniciativas e relacionamento próximo que são fundamentais para o desenvolvimento de nossas comunidades", ressaltou o presidente da Sicredi Força dos Ventos.

"Estar na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito é uma oportunidade ímpar para compartilhar nossas iniciativas e aprender com as melhores práticas globais", declarou o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Alfonso Dasenbrock, que integra o Conselho do Woccu desde 2009 e foi reeleito durante a assembleia nos Estados Unidos. “É uma grande honra e responsabilidade representar não só o Sicredi, mas também o cooperativismo de crédito brasileiro e sul-americano no Conselho. A intercooperação entre os países participantes nos permite trazer práticas e discussões globais para nossa atuação local, beneficiando cada vez mais pessoas ao redor do mundo”, afirmou.

 

Premiação internacional

Com o intuito de promover uma agenda que aborde as tendências atuais e prepare as cooperativas de crédito para o futuro, a Conferência do Woccu foi marcada por debates, palestras, fóruns e premiações. Entre os destaques do evento, está o reconhecimento do WYCUP — World Council Young Credit Union People —, um programa focado nos jovens cooperativistas — que concedeu o prêmio ao projeto "Caminhos da Energia", desenvolvido pelo Comitê Jovem da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ. O projeto, idealizado e liderado pelo associado Sidnei Alves Taborda Júnior, de 28 anos, visa sensibilizar jovens sobre a importância da energia renovável e inspirá-los a adotar práticas sustentáveis.

Sidnei transformou sua experiência de mais de oito anos no setor de energia solar em um projeto inovador ao participar do Comitê Jovem da instituição. Até o momento, o projeto impactou mais de mil estudantes em 10 escolas e duas universidades, contando com o apoio de 12 voluntários. "Esse reconhecimento no WYCUP foi muito especial para todos os participantes do Caminhos da Energia, e espero inspirar outros jovens com minha trajetória. Estou feliz pelo prêmio e mais ainda por ter compartilhado experiências e aprendizados que vivi", comemorou o jovem.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Força dos Ventos SP

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!