Cooperativa celebra 29 anos
Associados e colaboradores comemoram data
O cooperativismo de crédito é um modelo de negócio que promove o crescimento econômico sustentável e inclusivo, aliado ao bem-estar social, na comunidade onde está inserido. Hoje (28), a Sicredi Expansão comemora 29 anos de existência, mantendo sua característica democrática e transparente. Regulada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, a Sicredi Expansão tem hoje 23 mil associados e administra mais de R$ 1,25 bilhão de ativos.
Celebrando a data, houve entrega de chocolates e cartões comemorativos aos associados que estiveram nas agências e aos colaboradores da Cooperativa.
Cooperativas respondem melhor às crises
Estudo divulgado este ano pelo Banco Central aponta que, historicamente, as cooperativas de crédito têm respondido às crises de forma diferente dos bancos tradicionais, podendo suavizar os efeitos negativos de recessões. Atualmente, o segmento conta com mais de 10 milhões de cooperados no país e, durante a pandemia do Covid-19, liderou o ranking das concessões de crédito a pequenos negócios no Brasil. Nesse período, a Sicredi Expansão criou um movimento de apoio, que incluiu linhas de crédito com condições especiais para seus associados.
Fundo Social 2021
A cooperativa atua em prol da comunidade, destinando, anualmente, um percentual das sobras líquidas para o Fundo Social, que financia projetos de entidades de apoio a crianças, adolescentes, idosos e pessoas carentes, em sua área de atuação, reforçando o compromisso com o princípio cooperativista de Interesse pela Comunidade.
MACEIÓ
Assim, em Maceió, o Lar São Domingos irá revitalizar sua biblioteca, o Amor 21 vai ampliar o projeto "Tampinha Legal", a Federação Alagoana de Judô (FAJU) vai adquirir novos fardamentos e melhorar sua infraestrutura, a Associação Projeto Novo Horizonte irá comprar instrumentos para oficinas e cursos de violão, a Casa de Ranquines irá reformar o telhado da ala de idosos, a Comunidade Espírita Nosso Lar irá comprar máquinas e materiais para oficina e cursos de panificação, entre várias outras ações e instituições beneficiadas nesta edição.
------------------------------------------------------------------------------------------------
ARAPIRACA
Em Arapiraca, a Sicredi implementou o Projeto Vestindo Minha Família, que, ao longo de quatro meses, dará aulas de Corte e Costura para 12 pessoas da Comunidade Cristo de Betânia, além de ciclos de palestras sobre educação financeira, marketing pessoal, desenvolvimento do empreendedorismo e cooperativismo.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Em Palmeira dos Índios, a ONG Maior Fé poderá adquirir instrumentos musicais novos para seu trabalho de assistência social a jovens em situação de risco e resgate das tradições folclóricas.
------------------------------------------------------------------------------------------------
PENEDO
Em Penedo, o grupo de capoeira Mandingueiro e a Sociedade Musical Penedense poderão adquirir material de construção, instrumentos musicais e fardamento para ampliar o espaço de aulas e também instrumentos musicais. Já o Sport Club Penedense vai renovar seu equipamento esportivo para incrementar os treinos e demais atividades com os jovens atendidos.
------------------------------------------------------------------------------------------------
SANTANA DO IPANEMA
Em Santana do Ipanema, onde a Sicredi abriu sua agência no último mês de agosto, a Associação de Desenvolvimento Sustentável Filho de Davi vai estruturar a cozinha experimental para uma fábrica de bolos, que também sediará cursos para a comunidade.
------------------------------------------------------------------------------------------------
SALVADOR
Em Salvador, a ONG Ministério Compaixão vai reformar e ampliar sua sede, no bairro de Águas Claras, para atendimento a crianças e adolescentes com aulas de música e capoeira.