Valor “S”: solidariedade como forma de superação
Entidade atuante no município e que realiza um trabalho voluntário de apoio aos pacientes e familiares na luta contra o câncer, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Cacequi não se limita ao apoio durante o tratamento. As voluntárias também buscam contribuir com fortalecimento das famílias para construir de forma cidadã a sua vida.
O grupo apoia as famílias com dificuldades vinculadas a vulnerabilidade afetiva, econômica e social que a doença provoca, premissas que norteiam o projeto Cooperando com a Valorização da Vida, que recebeu recursos do Valor “S”.
Recentemente, a gerente da agência do Sicredi em Cacequi, Carla Veiga Angillo, acompanhada da colaboradora Thais Silva e dos coordenadores de núcleo do município, Waldir Goersch e Christian Foldenauer, estiveram visitando o projeto. Segundo Carla, o público alvo são famílias atendidas pela Liga e a comunidade escolar do Colégio Estadual Professor Antônio Lemos de Araujo, que firmou parceria e cedeu o espaço a entidade. “O objetivo do projeto é assegurar a integração desses indivíduos, contribuindo assim para um relacionamento saudável na família e na comunidade”, informou.
Durante os encontros, são realizadas palestras e oficinas, para fortalecer hábitos e atitudes para uma convivência social satisfatória, com estímulo a criatividade, a afetividade e ao resgate de autoestima.
“Nas oficinas de artesanato os materiais confeccionados são todos de uso da rotina e já foram criados, tapetes de jeans antigos, vasos para jardinagem, enfeites de banheiro o que pode auxiliar no orçamento familiar”, acrescentou a gerente.