Investimentos: 5 erros para evitar e obter melhores resultados
Começar a investir pode trazer alguns desafios, mas podemos te ajudar a evitar os erros mais comuns no decorrer desse processo
Ser estratégico e analítico pode te auxiliar a investir e atingir seus objetivos financeiros de forma mais efetiva, mas não só isso. Economistas e educadores financeiros também sugerem que os investidores, sendo iniciantes ou não, apostem em uma carteira diversificada.
Esses são alguns pontos que podem te ajudar, mas não garantem bons resultados. É necessário muito estudo para compreender o mercado financeiro.
Eventualmente, alguns erros podem comprometer toda a sua carteira de investimentos. A falta de experiência e conhecimento sobre o mercado são fatores que podem impactar diretamente nos resultados desejados, pois o investidor fica mais suscetível a cometer deslizes.
Por isso, no artigo de hoje, vamos listar os principais erros que podem ser evitados quando se trata de investir. Confira a seguir:
1. Não ter objetivos bem definidos
A definição de objetivos é fundamental no mundo dos investimentos, são eles que irão nortear as suas escolhas. Caso o investidor não tenha as suas metas bem traçadas, ele pode se equivocar em algumas decisões e cometer falhas que comprometam o desempenho da sua carteira.
Por isso, alinhe os seus objetivos, certifique-se de prazos e o quanto pretende investir em cada aplicação. Dessa forma, você terá mais clareza e tomará decisões mais assertivas.
2. Ignorar o “tripé de investimentos”
O “tripé de investimentos” é composto pela rentabilidade, liquidez e segurança. Esses fatores são de extrema importância, e merecem atenção total.
Eles influenciam diretamente nas escolhas do investidor, pois sempre será preciso priorizar um ou dois aspectos em detrimento de outros. De forma geral, investimentos seguros e com maior liquidez costumam oferecer uma rentabilidade média, enquanto que para atingir rentabilidades mais altas, é preciso maior exposição ao risco.
Atenção: ao decidir por um investimento, você precisa levar em consideração o seu objetivo, o seu entendimento do mercado e a sua tolerância ao risco. Isso terá um peso diferente para cada perfil de investidor.
3. Ouvir outras opiniões sobre o assunto
Debater com mais pessoas sobre finanças e investimentos pode trazer muitos benefícios. A troca de conhecimento e informações é fundamental para entender melhor o mercado.
No entanto, é preciso saber filtrar algumas sugestões e indicações de amigos ou de “influencers” de investimentos. Isso porque, qualquer opinião pode ter um olhar específico sobre o assunto, podendo não ser o mais adequado à sua realidade financeira. É recomendado ter cautela e buscar conhecimento especializado sempre que possível.
Lembre-se: as pessoas têm objetivos e perfis diferentes, o que impacta diretamente nas suas escolhas ao investir. O que pode ser um “achado” para uma determinada pessoa, pode gerar uma grande frustração para um investidor que esperava um resultado maior em curto prazo, por exemplo.
Por isso, é importante ter um embasamento melhor fundamentado para fazer escolhas mais certeiras. Estude bem e analise as opções para não tomar decisões precipitadas.
4. Não diversificar a carteira
Um dos erros mais cometidos é não diversificar a carteira. Muitas pessoas optam por investir todos os seus recursos em um único tipo de ativo, o que pode gerar certos prejuízos.
A diversificação tem relação direta com a segurança do seu patrimônio, pois uma carteira equilibrada e escolhida com a estratégia certa tem muito mais chances de ter um bom desempenho frente às oscilações do mercado.
Quando você analisa as opções e passa a pensar em diferentes tipos de investimentos, os riscos passam a ser diluídos, protegendo o seu patrimônio de oscilações bruscas e imprevisíveis no mercado financeiro.
Mas atenção: a distribuição do dinheiro em diversos investimentos deve ser feita com muito critério e conhecimento.
5. Falta de conhecimento sobre o mercado financeiro
Começar a investir não precisa ser um bicho de sete cabeças, mas é importante que o investidor tenha sede de conhecimento e muito interesse no assunto. Você não precisa se tornar um especialista da noite para o dia, mas é interessante que absorva alguns conhecimentos básicos sobre o mundo dos investimentos.
Não é recomendado sair por aí investindo no que não se sabe. É preciso entender o processo como um todo. Leia livros, converse com especialistas do setor, acompanhe os noticiários. Informe-se como puder. O conhecimento irá te trazer mais confiança e segurança na hora de escolher onde investir.
Não se esqueça que o aprendizado é contínuo. Por isso, não se limite: estude cada vez mais sobre investimentos, para que suas escolhas consigam gerar os resultados que você tanto espera.
Cometer possíveis erros durante a sua jornada de investimento é bastante comum, por isso, comece investindo um menor valor de dinheiro e vá ganhando confiança, não se deixe abalar ao cometer algum deslize. Lidar com as frustrações também faz parte da aprendizagem, e te dá mais segurança para continuar crescendo.
Com todas essas dicas, você já deve estar apto a seguir no mundo dos investimentos sem cometer grandes erros, não é mesmo? O Sicredi pode te ajudar na hora de investir.
Acesse nosso site e conheça nossas opções de investimentos para todos os perfis.