Ciclo de palestras destacou os fundamentos do capitalismo consciente
“Estamos deixando o tempo passar e não aproveitamos o talento em potencial que existe latente dentro das comunidades. Devemos usar a iniciativa privada, em parceria com as universidades e com a sociedade para alavancar os valores das comunidades da região.”
A declaração é de Thomas Eckschmidt, durante um ciclo de palestras promovido no mês de junho pela Sicredi Pampa Gaúcho, quando esteve em pauta os Fundamentos do Capitalismo Consciente.
Thomas Eckschmidt é um palestrante internacional, com mais de 200 mil visualizações no TEDx. É fundador da Cattena Food Change (Soluções de rastreabilidade), cofundador do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, coautor do Livro Fundamentos do Capitalismo Consciente e membro atuante de conselhos coorporativos.
O capitalismo consciente propõe uma forma diferente empreender, com um propósito maior, onde o lucro é uma consequência desse propósito, ou seja, é o resultado do trabalho conjunto.
Eckschmidt destacou quatro fundamentos sobre Capitalismo Consciente. O primeiro, diz que o empresário deve buscar servir a sociedade, ou seja, ser uma liderança servidora. O segundo fundamento é encontrar a causa do negócio, para atender a necessidade da sociedade. O terceiro, parte da ideia de que todos os envolvidos na relação comercial percebam valores no seu negócio. O último elemento do conceito de Capitalismo Consciente é criar um comportamento coletivo, ou seja, uma cultura em prol da causa do negócio.
No decorrer de suas palestras, ele defendeu que o capitalismo objetiva usar talentos para criar necessidades. “Precisamos acreditar no lucro, porque se não der lucro promovemos irresponsabilidade social, já que não poderemos pagar impostos, salários e outros compromissos”, lembrou.
Para ele, o capitalismo é do bem quando o empreendedor se propõe a mudar o ambiente em que vivemos. “E lembrem-se, o assistencialismo humilha e destrói”, garantiu, defendendo que não se entrega nada de graça.
As palestras aconteceram nos municípios de Uruguaiana, Alegrete, Santana do Livramento e Rosário do Sul e arrecadaram alimentos que foram doados a instituições beneficentes dos respectivos municípios.
Palestra sobre gestão gestão e projeções da lavoura arrozeira
O Sicredi, em parceria com a Associação dos Arrozeiros de Itaqui e Maçambará, realizou palestra Gestão de Negócios e projeções para a lavoura arrozeira, com Inácio Juzwiak, consultor de empresas e especialista de negócios.
A promoção dessa palestra vem ao encontro do que a Cooperativa acredita. Ambos os municípios tem vocação orizícola e o apoio ao setor por parte da Sicredi Pampa Gaúcho, com a união de esforços, promove o desenvolvimento da região.
O evento aconteceu em Itaqui, na noite de 5 de julho, no CTG Cristóvão Pereira de Abreu.