Associados, colaboradores, coordenadores de núcleo, conselheiros e empresas parceiras puderam acompanhar nesta quinta-feira, 3, a live promovida pela Sicredi das Culturas RS/MG, voltada à energia solar. Em pauta, estiveram os principais aspectos e vantagens da sua utilização em apresentação realizada pela empresária Mara Schwengber, diretora da Solled Energia e coordenadora estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a Absolar no Rio Grande do Sul. A condução ficou por conta do diretor Executivo da cooperativa, Roque Enderle.

Atualmente os termos fontes renováveis, menor impacto ambiental, sustentabilidade, crescimento ou desenvolvimento sustentável estão sendo amplamente discutidos e há uma busca crescente por alternativas voltadas à responsabilidade ambiental, e no caso da energia solar, uma alternativa que também gera economia no bolso de quem passa a aderir a este sistema. Mara falou sobre mercado atual da energia solar, legislação vigente e tributação, benefícios, custos, tempo de retorno do investimento e a importância das linhas de financiamento, que estão garantindo maior acessibilidade a esse tipo de investimento.

“Os estados de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul estão entre os maiores produtores de energia solar do Brasil e o Sicredi tem uma participação muito grande em colocar o RS no mapa da energia solar do país, trazendo como inovação uma linha de crédito específica para este investimento”, destaca a representante da Absolar.

Segundo Roque Enderle, “essa informação nos deixa muito felizes, pois mostra que como cooperativa, estamos atentos às necessidades dos associados e à atual demanda por soluções mais sustentáveis, como a produção de energia limpa e renovável. Sabemos que o mundo está se reinventando, temos novas formas de produção e novas tecnologias. O desenvolvimento sustentável está cada vez mais sendo debatido e tudo isso é um olhar para o futuro, em diferentes aspectos, tanto ambiental quanto econômico”.

Ao longo dos últimos anos, vários projetos voltados para a instalação de energia solar foram viabilizados na região a partir de financiamentos junto à Sicredi das Culturas RS/MG, tanto em empresas, residências ou em propriedades rurais. Em 2019, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, foram instaladas no Rio Grande do Sul 13,2 mil novas unidades de geração fotovoltaica, um aumento de 164% em relação ao ano anterior. Desse total, 6 mil contaram com as linhas de crédito oferecidas pelo Sicredi, o que representa mais de 45% das instalações para geração desse tipo de energia.

Na instituição financeira cooperativa, a partir da linha de crédito para financiamento de energia solar, é possível adquirir os equipamentos e a tecnologia necessários para a instalação, como sistema de montagem, inversores e placas de captação. Interessados em conhecer mais sobre os benefícios e condições da modalidade podem entrar em contato nas agências da instituição financeira cooperativa ou pelo WhatsApp (51) 3358 4770.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Culturas RS/MG

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!