Sicredi das Culturas RS/MG inicia o ano fortalecendo práticas cooperativas nas escolas
Com palestras e reflexões sobre cooperativismo, educação financeira e projetos pedagógicos cooperativos, evento reuniu professores de municípios da área de atuação da cooperativa.
Professores e gestores educacionais presentes na abetura do ano do PUFV (2) 1
A Sicredi das Culturas RS/MG realizou nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, o evento de abertura do ano do Programa A União Faz a Vida (PUFV), no Centro Administrativo da cooperativa, reunindo professores e gestores educacionais. Com 30 anos de existência, o Programa A União Faz a Vida apoia escolas na evolução do modelo de ensino, promovendo cooperação e cidadania entre os estudantes. Com uma metodologia baseada em projetos, o Programa foca no aprendizado significativo, no qual o currículo escolar se torna instrumento vivo.
A programação voltada aos professores contou com a palestra “Como o Cooperativismo Faz a Diferença nas Comunidades”, ministrada pela gerente da área de Comunicação e Marketing da Sicredi das Cualturas RS/MG, Vanessa Goi Wender Heusner. Durante sua apresentação, Vanessa destacou o papel do cooperativismo como agente de transformação social, abordando também a importância da educação financeira como ferramenta essencial para a formação cidadã. “Acreditamos que é essencial não apenas gerar resultados financeiros, mas também criar valor para as comunidades onde atuamos. Isso é fazer cooperativismo. E é por meio de práticas de educação cooperativa, que o PUFV forma crianças que se tornam difusores dos valores cooperativistas para as futuras gerações”, afirmou.
Na sequência, os professores participaram da palestra “A Cooperação como Ponte para o Futuro”, conduzida pela consultora Francele Concatto. A abordagem teve como foco os projetos cooperativos, com o objetivo de introduzir e fortalecer esse conceito no ambiente escolar, incentivando práticas pedagógicas baseadas na colaboração, no diálogo e na construção coletiva do conhecimento.
Na área de atuação da Sicredi das Culturas RS/MG, o PUFV está presente nos municípios de Ajuricaba, Chiapetta, Coronel Barros, Coronel Bicaco e Jóia, onde já beneficiou mais de 2.000 estudantes. Na região, o programa envolve mais de 500 profissionais da educação de 26 escolas municipais.