Sicredi das Culturas RS/MG lança pedra fundamental de sua Sede Regional
Construção deve ser concluída em 2025, ano em que a instituição financeira cooperativa completa seu centenário.
Nesta terça-feira, 19 de outubro, data em que o município de Ijuí completa 131 anos de história, a Sicredi das Culturas RS/MG realiza o lançamento da pedra fundamental que marca o início da obra da sua sede própria, que é um presente para toda a comunidade. Com uma estrutura ampla, acolhedora e confortável, o novo espaço tem como objetivo principal proporcionar ao associado e à comunidade a melhor experiência de atendimento, sempre com um olhar voltado às suas reais necessidades.
A obra, além de modernizar e adequar a estrutura administrativa, é um espaço que estará à disposição da comunidade, que poderá usufruir de suas instalações para momentos culturais, de educação e informação. Edificar uma Sede em Ijuí se faz importante por sua posição geográfica estratégica, destacando-se como polo regional nos diferentes setores. No entanto, a estrutura é um presente para toda a região.
“É com imensa alegria que hoje estamos vivendo um momento histórico para a Sicredi das Culturas RS/MG e, podemos dizer, para a comunidade de Ijuí e de toda a região. Estamos fazendo história, pensando no futuro, sim, e em tudo aquilo que nossa instituição financeira cooperativa poderá e deverá proporcionar para esta comunidade. Estamos há quase um século fazendo a diferença na vida das pessoas, dos nossos associados, das nossas comunidades. E a construção da Sede Regional, que teve seu projeto pensado há algum tempo pelo Conselho de Administração, irá marcar o centenário da nossa cooperativa, valorizando o seu crescimento e representatividade econômica na participação de mercado”, destaca o presidente da Sicredi das Culturas RS/MG, Antenor José Vione.
Sobre a obra
Localizada na rua São Cristovão, esquina com a avenida David José Martins, a estrutura terá área total de 6.985,75m² e 31,75 metros de altura. Além da Sede Regional, o prédio irá abrigar ainda uma agência e um auditório, que ficará à disposição da comunidade.
O projeto é uma proposta contemporânea, e tem por objetivo valorizar a história da Cooperativa na região, trazendo materiais como o cobre patinado e o aço corten, que representam as cores do Sicredi, bem como a evolução constante da empresa, por se tratar de materiais não estáticos, em que seus acabamentos evoluem, sutil e gradativamente, com o passar do tempo. Esses materiais garantem também maior preservação das fachadas, gerando economia em manutenção e pinturas periódicas.
A proposta é também embasada na sustentabilidade, pois possui brises soleil para melhor conforto térmico e luminoso no seu interior, respeitando à orientação solar do prédio. Na pele de vidro, serão utilizados vidros certificados, com proteção solar e boa vedação acústica. Essas decisões em projetos são muito importantes para, na utilização do prédio, garantir, por exemplo, uma economia no sistema de climatização de até 30%. Serão especificadas também luminárias, com maior eficiência energética, e cisternas para captação e reutilização da água da chuva.
As volumetrias, com linhas mais retas na base e curvas no corpo, garantem uma excepcionalidade na região, tendo um visual bem marcante em toda a esquina, independente do seu acesso. Foram criados três grandes pátios no térreo, na cobertura da agência e na cobertura da sede. Neste último, inclusive, foi criado um rasgo sutil nos brises, gerando um mirante para a cidade.