Federação das Cooperativas Escolares teve encontro inicial para projetar ações durante o ano de 2023
Realizado na ACIC, em Candelária, evento reuniu mais de 20 cooperativas escolares de 12 municípios da região
Primeiro Encontro da Federação em 2023 reuniu cerca de 23 cooperativas escolares vindas de 12 municípios
-
Primeiro Encontro da Federação em 2023 reuniu cerca de 23 cooperativas escolares vindas de 12 municípios
-
Coordenadora regional do Programa A União Faz a Vida, Luci Fornari, em fala durante o evento
-
Primeiro Encontro da Federação em 2023 reuniu cerca de 23 cooperativas escolares vindas de 12 municípios
Ocorreu na última quarta-feira, dia 29, a abertura das atividades em 2023 da Federação das Cooperativas Escolares da Região Centro Serra (Fecoopes), vinculada ao Sicredi Centro Serra. Durante o dia, 20 cooperativas escolares já estabelecidas e três em formação, estiveram reunidas na sede da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (ACIC) para realizar estudos referentes à estrutura da Federação. Além de discussões acerca do papel da Fecoopes, ocorreram dinâmicas interativas para mobilizar professores e estudantes.
O início do encontro ocorreu com a fala da coordenadora regional do Programa de Cooperativas Escolares do Sicredi Centro Serra, Luci Fornari, que destacou a importância do vínculo entre as cooperativas escolares e cooperados. Na sequência, representantes da Marini Coop iniciaram o Quiz Fecoopes, uma dinâmica de perguntas e respostas que dividiu os cooperados em quatro grupos, para a realização de reflexões e estudos referentes à estrutura da Federação.
COOPERATIVAS ESCOLARES - O Programa acontece em parceria com instituições de ensino que acreditam nos princípios e valores do cooperativismo como proposta educativa. Assim, os estudantes são os protagonistas, atuando como pesquisadores, investigadores e compartilhando conhecimentos com todos. Com o auxílio de um Professor Orientador, os alunos criam as suas próprias cooperativas com fins educativos. Um Programa que amplia as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências de valores e princípios cooperativistas.
Na parte da tarde, a presidente da Fecoopes Centro Serra, Kássia Beilke Jede, e a vice-presidente, Ana Júlia Kautzmann, fizeram a apresentação do planejamento estratégico com o objetivo de incentivar os jovens cooperados a participarem das atividades promovidas pela Federação. Segundo as dirigentes, a criação de cooperativas escolares na região proporciona aos jovens muito conhecimento e oportunidades para a vida. “A gente aprende muita coisa com o cooperativismo, faz cursos e adquire conhecimentos importantes para o nosso futuro. É muito interessante ver como as cooperativas escolares tornam os alunos mais responsáveis e preocupados com a sociedade. É uma oportunidade para a vida, que traz muitas experiências e lições para quem participa”, frisaram as jovens líderes.
FEDERAÇÃO - A Federação das Cooperativas Escolares é constituída para fins educativos e de representação política, tendo estatuto, leis e resoluções em vigor. Em nossa região, a Fecoopes atua na organização e representação dos trabalhos feitos pelas cooperativas escolares. Tem como destaque a colaboração recíproca entre os seus associados, visando a melhor educação e conscientização dos associados dentro dos princípios cooperativistas.
Após a apresentação do plano estratégico, realizou-se o Jogo do Estatuto, atividade conduzida pela Marini Coop, onde foram tratadas questões sobre a Federação e sobre as Cooperativas Escolares – reflexão sobre diferenças e semelhanças, um momento importante para o futuro da Feecopes. Isso porque em 2023, irá ocorrer a eleição da nova diretoria da Federação, sendo o encontro necessário para incentivar possíveis novas lideranças. Conforme a coordenadora regional do programa, Luci Fornari, o momento foi muito importante para promover o desenvolvimento das cooperativas. “Para mim, é motivo de orgulho vivenciar ações como estas, que são fundamentais e nos mostram a importância de apostar nos jovens. Estes que se preparam hoje, com certeza levarão os princípios do cooperativismo para o futuro”, concluiu.
Cooperativas Escolares presentes no encontro:
COOPERARTE (Candelária)
COOPERSALLE (Candelária)
COOPER ENCANTAR (Vale do Sol)
COOPERBILAC (Agudo)
COOPERDUMONT (Agudo)
COOPSERRA (Agudo)
COOPERDICKEL (Arroio do Tigre)
UNIRECH (Arroio do Tigre)
COOPERVINO (Arroio do Tigre)
COOPEV (Estrela Velha)
CEESA (Sobradinho)
COOPESIL (Segredo)
COOPERATIVA GUARDIÕES MIRINS (Ibarama)
COOP OTAVIANO (Lagoão)
COOPERTOMÁS (Lagoão)
COOPESSP (Lagoão)
COOPSTRECK (Novo Cabrais)
COOPERATIVA DA ESCOLA FRANCISCO (Candelária) – em formação.
COOEJOMA (Cerro Branco) – em formação.
COOPERSETE (Passa Sete) – em formação.