Moradores da região devem ficar atentos ao golpe da falsa central
Crimes são realizados através de ligações telefônicas que simulam o contato realizado por uma instituição financeira; saiba como se prevenir
A segurança financeira é essencial para o bem-estar e a tranquilidade da sociedade. No entanto, essa estabilidade tem sido afetada com a crescente ação de organizações criminosas em novos golpes financeiros, como o da falsa central, que tem chamado a atenção da região Centro Serra devido à sua recorrência. Neste tipo de crime, os estelionatários simulam serem colaboradores de uma instituição financeira para persuadirem as vítimas a realizarem movimentações na sua conta.
Isso ocorre através da técnica de spoofing – ação que mascara a identidade em uma ligação telefônica. Nessa tentativa de golpe, os criminosos ligam para os associados ou clientes da instituição financeira se passando por um colaborador, a fim de conseguir informações sigilosas dos clientes como conta bancária, cartão de crédito ou até mesmo credenciais do seu dispositivo eletrônico. Tudo isso é realizado por meio do uso de engenharia social.
Veja como é realizado o golpe
No esquema conhecido como golpe da central falsa, o telefone toca, e o número de origem pode ser aleatório ou correspondente ao da central da instituição financeira ou agência, já salvo nos contatos da vítima. Entretanto, quem está na ligação é o golpista, que utiliza tecnologia para ocultar sua identidade, embora o número exibido seja legítimo e familiar para a vítima.
Para ganhar confiança, os golpistas utilizam números reais da instituição financeira, buscando obter informações sensíveis da vítima. Em situações mais graves, indivíduos acabam realizando transações financeiras, como transferências ou PIX, direcionadas ao próprio golpista. Assim, é essencial confirmar a identidade do chamador antes de iniciar a conversa, uma prática que nem sempre é adotada. Recomenda-se que esse procedimento se torne habitual, visando evitar cair em golpes.
Aguarde cinco minutos para retornar à ligação
Uma tática preventiva é adotar a regra dos cinco minutos. Quando o golpista percebe a desconfiança da vítima, ele sugere que ela desligue e entre em contato com a central de atendimento do banco. Isso confunde ainda mais a vítima, pois, no golpe da falsa central, ela acredita estar ligando para sua instituição financeira, mas o telefone continua conectado à chamada anterior.
Caso isso ocorra, encerre a ligação e espere cinco minutos antes de entrar em contato com sua agência ou instituição. Assim, a orientação é de que se mantenha a calma, espera alguns minutos, e então acesse sua conta para ver se houve alguma movimentação na conta. Após, vá direto na agência ou entre em contato com o gerente da sua conta.
CONFIRA DICAS PARA NÃO CAIR EM UM GOLPE
1. Desconfie de mensagens e pedidos de confirmação
Nunca forneça senhas, tokens, código de ativação dos dispositivos de segurança por telefone, WhatsApp, SMS ou e-mail. Desconfie se receber mensagens da instituição financeira da qual é cliente com pedidos como esses, pois elas normalmente não os fazem.
2. Não forneça informações para contatos desconhecidos
Um tipo de abordagem falsa que tem ocorrido é quando golpistas se passam por funcionários de instituições financeiras informando clientes sobre transações suspeitas realizadas com seus cartões.
Assim, transferem o telefonema para uma falsa central de atendimento onde são solicitados dados da conta corrente, do cartão e das senhas. Se receber esse tipo de contato, desligue, não passe nenhuma informação.
3. Não acesse links desconhecidos
Alguns e-mails estão sendo enviados solicitando recadastramento e atualização cadastral. Essas mensagens contêm links falsos que coletam dados bancários e senhas. Lembre-se: instituições financeiras nunca pedem as suas senhas, elas devem ser utilizadas apenas em suas transações financeiras.
4. Não forneça suas informações ou faça transferências suspeitas
Os golpistas que se passam por funcionários de bancos também têm oferecido falsos empréstimos. Eles solicitam depósitos de valores antecipados para liberação do recurso, alegando necessidade de quitação de taxas ou pendências cadastrais, assim como cópia de documentos pessoais (identidade e CPF). Nunca forneça nenhuma informação e bloqueie o número.
A fim de garantir a segurança de seus associados, a Sicredi Centro Serra disponibiliza uma cartilha com dicas e cuidados para manter-se seguro. As ações realizadas para proteger os associados são diversas, e elas incluem uso de senhas fortes, utilização de softwares antivírus, implementação de firewalls que previnem a invasão de intrusos e mais. Acesse o link ao lado veja as dicas rápidas de segurança para o seu dia a dia: https://www.sicredi.com.br/media/produtos/cartilha_de_seguranca_digital.pdf