Após três semanas de muito aprendizado e autoconhecimento, os associados do Sicredi de Estrela Velha se despediram do curso “AgroGestão – Mais Prosperidade para o Campo” com um sentimento em comum: a gratidão. Visando qualificar a produção local e aumentar a lucratividade na propriedade rural para manter o jovem no campo, a iniciativa mobilizou a comunidade e proporcionou inúmeros momentos de reflexão, a partir da troca de ideias entre os participantes e professores. O curso promovido pelo Sicredi Centro Serra contou com a parceria da Prefeitura de Estrela Velha. Anunciado em dezembro do ano passado, o projeto contava com uma boa expectativa por se tratar de um curso inédito na região, feito exclusivamente para o público local. Dividido em três encontros presenciais, de seis horas cada, o AgroGestão levou aos associados temas como: autoconhecimento e autogestão; empreendedorismo rural; cooperação e organização rural; educação financeira pessoal; planejar para crescer; formação do preço de produtos; gestão rural e sucessão familiar; a força da família e técnicas de comunicação assertiva.


Segundo a gerente da agência do Sicredi em Estrela Velha, Luciara Wachholz, a iniciativa superou todas as expectativas e termina com sensação de dever cumprido. “Tivemos uma boa participação de jovens, e isso é muito importante, pois eles são a sucessão das famílias. É muito satisfatório poder proporcionar o conhecimento de novas práticas para as propriedades e fazer com que o produtor local tenha técnicas assertivas em sua produção. A felicidade dos participantes é algo que nos enche de alegria e nos fazer ter certeza de que estamos plantando o que é bom na nossa comunidade”, celebrou a gerente. Para o Prefeito Alexandre Castilhos, o curso teve uma boa adesão dos produtores rurais do município, que investiram seu tempo em uma iniciativa que com certeza trará bons resultados para Estrela Velha. “Foi maravilhoso ver nos olhos dos participantes o quanto essas semanas de curso foram importantes para as suas vidas”, salientou.


APRENDIZADOS QUE FICARÃO PARA A VIDA


A iniciativa pioneira realizada em Estrela Velha levou associados de todas as idades para os encontros. Prova disso, foi a participação do pai Alexandre Kliese, de 44 anos, e de seu filho, Daniel Kliese, de 14 anos. Moradores de Rincão dos Órfãos, a dupla acompanhou atentamente as explicações dadas em aula para levarem o aprendizado até sua propriedade, que tem como cultura principal, a produção leiteira. Segundo Alexandre, o Agro Gestão trouxe novas possibilidades para a família aprimorar seus trabalhos na agricultura. “Algumas coisas que eles falaram aqui a gente já fazia, e outras iremos implementar. Meus pais me incentivam muito para me dedicar nos estudos, e vejo que posso aprofundar meus conhecimentos sobre a produção e aplicar na propriedade. O curso nos mostrou que tudo gira em torno da organização”, ressaltou o jovem.

Orgulhoso com o relato do filho, o pai Alexandre revelou que Daniel já aplicava muito do que foi dito nos encontros, como, por exemplo, uma planilha de gastos e lucros que a família tinha com galinhas na propriedade. Agora, com o conhecimento adquirido, a ideia é retomar as anotações e expandir para toda a propriedade a planilha. Para Alexandre, a iniciativa irá transformar a realidade da família. “Nos oportunizou uma nova visão sobre o trabalho no interior. Para mim é uma alegria trabalhar na agricultura, e ter essa chance de adquirir conhecimento em uma área que gostamos tanto, não tem preço”, frisou o agricultor.

Para o casal Jardel Alberto Kohn, 37 anos, e Aline Rossner Kohn, de 31 anos, moradores de Linha Vassouras, os encontros serviram para unir ainda mais a comunidade e fortalecer o setor agrícola local. Com o carro-chefe da propriedade sendo o tabaco, a família revelou que nunca tinham participado de nenhuma iniciativa desse tipo, mas que a novidade se mostrou importante para terem certeza de que estão no caminho certo. “Muito do que vimos já era feito na propriedade. Isso nos mostrou que estamos fazendo o correto. Como estamos sempre na lavoura, essas semanas de curso foram um momento para fazermos algo diferente. Aprender como se comunicar em diferentes situações foi algo que nos marcou muito, pois isso pode fazer muito a diferença nas relações entre as pessoas que trabalham na propriedade”, finalizaram.
 

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Centro Serra RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!