V Fórum da Educação Infantil promove troca de experiências e aprendizagens
Centenas de professores da região Centro Serra estiveram na ACIC na última segunda-feira, dia 27, para discutirem ações realizadas nas escolas ao longo do ano
O auditório da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (ACIC) sediou na última segunda-feira, dia 27, o V Fórum da Educação Infantil do programa A União Faz a Vida, iniciativa promovida pela Sicredi Centro Serra. Durante o evento, profissionais da educação puderam compartilhar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano com o trabalho desenvolvido nas escolas. Além de apresentarem seus trabalhos, os grupos de professores trouxeram folhetos e banners detalhando as ações realizadas.
Segundo a coordenadora do Programa A União Faz a Vida, Luci Fornari, a realização do fórum é um momento muito especial para toda a comunidade pedagógica, tendo em vista que os profissionais podem compartilhar suas vivências e aprendizagens obtidas em sala de aula com colegas de profissão. Sobre o encontro, Luci agradeceu a presença de todos e afirmou que a troca de vivências é fundamental para o sucesso do programa. “Fico muito feliz em ver tantas escolas mostrando resultados relevantes dos trabalhos realizados ao longo do ano”, ressaltou.
Uma nova forma de aprendizagem que trouxe resultados
Para o Secretário de Educação de Arroio do Tigre, Fabrício Daniel Pape, o programa A União Faz a Vida já é parte da história do município, ao relembrar que neste ano completou 20 anos de presença em Arroio do Tigre. “Após a vinda do programa, foi possível ver inúmeras transformações e se hoje estamos no patamar que estamos na nossa educação infantil, isso se deve por essa parceria com o Sicredi que nos oportuniza capacitação e formação de profissionais capacitados para atenderem as crianças”, reforça o secretário, que se define como um acreditador e defensor do programa A União Faz a Vida.
Professora das escolas EMEI Alzira Nunes Ceolin (Estrela Velha) e EMEF Waldemar Schanne (Arroio do Tigre), Viviane Pappis foi uma das profissionais presentes no V Fórum. Sua relação com o programa iniciou em 2016, quando o programa teve algumas mudanças por conta de alterações realizadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “A metodologia implementada no programa A União Faz a Vida incentiva que a gente consiga fazer as crianças aprenderem de forma natural, instigando-as a obterem o conhecimento através de brincadeiras. As crianças são muito criativas e usamos isso a nosso favor. Por exemplo, se vemos uma criança que mexe muito com peças de madeira, que cria cercados e coloca animais dentro, a gente busca inserir nessas brincadeiras alguma atividade para que ela amplie o seu conhecimento”, explica.
Em relação a proposta que aprendeu nas capacitações, revela que teve convicção da sua eficácia ao ver que seus alunos estavam conseguindo ler e realizar diversas atividades ao chegarem no 1º ano. “Quando eu vi o vídeo dos meus ex-alunos lendo logo ao chegarem na outra escola, pensei para mim que tudo o que fiz nas aulas, desde o brincar, contar histórias, permitir que eles se expressassem, fez com que eles conseguissem aprender com facilidade. Ver que as atividades que fiz envolvendo coordenação, expressão e interação trouxe resultados, é algo muito bom para a gente”, comemorou. Na segunda-feira, Viviane estava junto com os colegas da EMEI Alzira Nunes Ceolin, que apresentou no fórum o cotidiano e as práticas realizadas nas crianças da creche.