Com apoio do Sicredi, estudantes da região Centro Serra brilham em mostra científica da Unijuí
Iniciativas de escolas de cinco municípios da região Centro Serra encantaram o público com criatividade, cooperação e aprendizado que transforma.
Projetos desenvolvidos por estudantes de cinco municípios da região Centro Serra ganharam destaque na 9ª edição da MoEduCiTec (Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica) e na III Mostra de Extensão da Unijuí, realizadas no dia 23 de outubro, no campus da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).
Ao todo, cerca de 40 iniciativas vinculadas ao Programa A União Faz a Vida (PUFV), promovido pelo Sicredi Centro Serra RS, foram apresentadas por escolas dos municípios de Estrela Velha, Arroio do Tigre, Lagoão, Sobradinho e Agudo. Os projetos encantaram o público pela diversidade de temas e pela abordagem criativa e colaborativa, evidenciando o potencial transformador da educação.
A mostra reuniu estudantes, professores e comunidades escolares em um ambiente de troca de saberes e valorização do protagonismo estudantil. Os trabalhos abordaram temas como leitura e escrita na educação infantil, sustentabilidade agrícola, educação financeira, reciclagem, identidade local, música, moda, composteiras, abelhas sem ferrão, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), podcasts educativos e preservação da biodiversidade.
A participação dos municípios foi articulada pelas assessoras do Programa, Danieli de Oliveira Biolchi e Magali de Oliveira, ambas vinculadas à Unijuí. Danieli, doutoranda em Desenvolvimento Regional, ressaltou a importância da visibilidade dos projetos: “Divulgar essas iniciativas fora da escola amplia horizontes, inspira novas possibilidades e fortalece ainda mais o compromisso com o aprendizado que transforma vidas”, ressaltou.
A Assessora de Desenvolvimento Cooperativista da Sicredi Centro Serra RS, Luci Fornari Abreu, também destacou o papel dos educadores na construção de experiências significativas. “Cada vez que aceitamos o desafio de desenvolver projetos, reafirmamos nosso compromisso com os alunos e com a nossa comunidade. Vocês se reinventam a cada ano para levar às comunidades o que há de mais bonito no Programa A União Faz a Vida, a aprendizagem que nasce da vida real, do diálogo e da colaboração”, afirmou.
Um dos destaques da mostra foi o município de Estrela Velha, que participou pelo terceiro ano consecutivo, envolvendo todas as escolas locais, inclusive as estaduais. Cada turma da Escola Álvaro Rodrigues Leitão apresentou um projeto, demonstrando o engajamento coletivo em prol da educação cooperativa.
Centro Serra em destaque na educação
Outro ponto alto do evento foi a participação do Programa de Jovens CoopTeen, iniciativa do Sicredi Centro Serra em parceria com a Educa Mais Projetos. O grupo apresentou ações desenvolvidas desde 2024, voltadas à formação cidadã, ao empreendedorismo jovem e ao protagonismo comunitário. A presença dos jovens reforçou o papel do cooperativismo como ferramenta de transformação social e de construção de territórios mais sustentáveis.
A Sicredi Centro Serra reafirma seu compromisso com a educação como pilar do desenvolvimento regional. Por meio do Programa A União Faz a Vida e de iniciativas como o CoopTeen, a cooperativa segue promovendo o conhecimento, a cooperação e o protagonismo nas comunidades onde atua.