Uma comitiva da Sicredi Caminho das Águas esteve presente no World Coop Management (WCM 2025), realizado nos dias 22 e 23 de setembro, em Belo Horizonte (MG). Mais importante congresso de liderança e estratégia do cooperativismo da América Latina, realizado no Brasil desde 2015, o WCM reuniu presidentes e dirigentes do setor cooperativo na edição deste que é o ano internacional das cooperativas, declarado pela ONU.


O evento reuniu quase 2 mil de profissionais que tiveram acesso a conhecimentos inovadores e desenvolvimento de novos métodos e conceitos. Um dos destaques da participação da cooperativa foi a apresentação do case Pense Jovem, iniciativa local da Sicredi Caminho das Águas. O projeto é uma capacitação gratuita para jovens entre 14 e 18 anos, matriculados no Ensino Fundamental ou Ensino Médio, com o objetivo de transformar ideias em ação, através de projetos sociais.


Atualmente, o Pense Jovem ocorre de forma on-line com 156 alunos de 22 municípios da área de abrangência da cooperativa, os quais aprendem a partir de cinco módulos: liderança e autoconhecimento; empreendedorismo social e inovação; planejamento e gestão de projetos; imersão comunitária e diagnóstico de impacto; e comunicação e mobilização social. O curso conta ainda com módulos extras de educação financeira, valores geracionais e mercado de trabalho.


De acordo com a analista de Desenvolvimento do Cooperativismo, Mônica Scheid, responsável pela apresentação do case ao público, o convite à cooperativa para apresentá-lo no WCM surgiu através de uma conexão que ocorreu durante a World Credit Union Conference (WOCCU 2025), realizado em julho em Estocolmo, na Suécia, no qual a temática dos jovens no cooperativismo foi uma das principais pautas.


“A apresentação do Pense Jovem no WCM é de grande importância porque traz visibilidade e reconhecimento a uma iniciativa que demonstra a força da juventude como agente de transformação. Além disso, representa uma validação de boas práticas, mostrando que o trabalho realizado na Sicredi Caminho das Águas está alinhado às

tendências globais e às soluções inovadoras no cooperativismo. Por fim, compartilhar essa experiência em um evento nacional amplia seu impacto e inspiração, permitindo que outras organizações conheçam, se inspirem e até repliquem o modelo, ampliando a transformação social promovida pelo projeto”, salienta Mônica.


Com ótima receptividade do público, que demonstrou interesse pelo assunto, segundo Mônica, o Pense Jovem poderá ter edições locais e de forma presencial, como forma de aperfeiçoá-lo. “Assim, é possível ter mais proximidade, aumentar o engajamento dos participantes e fortalecer a troca de experiências, respeitando as particularidades de cada comunidade. Poder compartilhá-lo no WCM é um passo importante para deixar o projeto cada vez mais efetivo e conectado com a realidade das pessoas”, explica.


Para o presidente da Sicredi Caminho das Águas, Álvaro Link, que esteve presente, o WCM congregou todos os ramos do cooperativismo no Brasil. “Estar aqui é fortalecer as alianças do cooperativismo com o cooperativismo. E ao fazer estas trocas, buscamos ideias, aprendizados, boas práticas e alianças estratégicas para a nossa Sicredi Caminho das Águas. Nesta edição, a pauta se refere a este mundo em transformação especialmente com a velocidade de mudanças tecnológicas a partir do advento da inteligência artificial”, destaca.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Caminho das Águas RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!