Sicredi Caminho das Águas apresenta case de sucesso no maior evento de liderança do cooperativismo
Comitiva da cooperativa esteve presente no WCM 2025, que movimentou Belo Horizonte (MG)

Uma comitiva da Sicredi Caminho das Águas esteve presente no World Coop Management (WCM 2025), realizado nos dias 22 e 23 de setembro, em Belo Horizonte (MG). Mais importante congresso de liderança e estratégia do cooperativismo da América Latina, realizado no Brasil desde 2015, o WCM reuniu presidentes e dirigentes do setor cooperativo na edição deste que é o ano internacional das cooperativas, declarado pela ONU.
O evento reuniu quase 2 mil de profissionais que tiveram acesso a conhecimentos inovadores e desenvolvimento de novos métodos e conceitos. Um dos destaques da participação da cooperativa foi a apresentação do case Pense Jovem, iniciativa local da Sicredi Caminho das Águas. O projeto é uma capacitação gratuita para jovens entre 14 e 18 anos, matriculados no Ensino Fundamental ou Ensino Médio, com o objetivo de transformar ideias em ação, através de projetos sociais.
Atualmente, o Pense Jovem ocorre de forma on-line com 156 alunos de 22 municípios da área de abrangência da cooperativa, os quais aprendem a partir de cinco módulos: liderança e autoconhecimento; empreendedorismo social e inovação; planejamento e gestão de projetos; imersão comunitária e diagnóstico de impacto; e comunicação e mobilização social. O curso conta ainda com módulos extras de educação financeira, valores geracionais e mercado de trabalho.
De acordo com a analista de Desenvolvimento do Cooperativismo, Mônica Scheid, responsável pela apresentação do case ao público, o convite à cooperativa para apresentá-lo no WCM surgiu através de uma conexão que ocorreu durante a World Credit Union Conference (WOCCU 2025), realizado em julho em Estocolmo, na Suécia, no qual a temática dos jovens no cooperativismo foi uma das principais pautas.
“A apresentação do Pense Jovem no WCM é de grande importância porque traz visibilidade e reconhecimento a uma iniciativa que demonstra a força da juventude como agente de transformação. Além disso, representa uma validação de boas práticas, mostrando que o trabalho realizado na Sicredi Caminho das Águas está alinhado às
tendências globais e às soluções inovadoras no cooperativismo. Por fim, compartilhar essa experiência em um evento nacional amplia seu impacto e inspiração, permitindo que outras organizações conheçam, se inspirem e até repliquem o modelo, ampliando a transformação social promovida pelo projeto”, salienta Mônica.
Com ótima receptividade do público, que demonstrou interesse pelo assunto, segundo Mônica, o Pense Jovem poderá ter edições locais e de forma presencial, como forma de aperfeiçoá-lo. “Assim, é possível ter mais proximidade, aumentar o engajamento dos participantes e fortalecer a troca de experiências, respeitando as particularidades de cada comunidade. Poder compartilhá-lo no WCM é um passo importante para deixar o projeto cada vez mais efetivo e conectado com a realidade das pessoas”, explica.
Para o presidente da Sicredi Caminho das Águas, Álvaro Link, que esteve presente, o WCM congregou todos os ramos do cooperativismo no Brasil. “Estar aqui é fortalecer as alianças do cooperativismo com o cooperativismo. E ao fazer estas trocas, buscamos ideias, aprendizados, boas práticas e alianças estratégicas para a nossa Sicredi Caminho das Águas. Nesta edição, a pauta se refere a este mundo em transformação especialmente com a velocidade de mudanças tecnológicas a partir do advento da inteligência artificial”, destaca.