Na última terça-feira, 29 de outubro, Soledade sediou o Encontro Regional de Gestores Escolares do Programa A União Faz a Vida, reunindo cerca de 70 diretores e coordenadores pedagógicos dos seis municípios da área de atuação da Sicredi Botucaraí RS/MG, que fazem parte do programa: Ibirapuitã, Mormaço, Tunas, Soledade, Fontoura Xavier e Pouso Novo, para refletir sobre liderança, gestão participativa e os impactos da educação cooperativa nas escolas.

O evento marcou o encerramento de um ciclo de formações e vivências promovidas ao longo do ano, com foco na liderança, na gestão escolar e na construção de uma educação cidadã. A Coordenadora dos Programas Sociais da Cooperativa, Mariangela Palmeira, destacou que o momento foi dedicado à escuta ativa dos gestores, à avaliação das ações realizadas em 2025 e à construção coletiva de sugestões para o planejamento de 2026. “O programa é sistêmico, mas sensível às realidades locais. Buscamos contribuir com formações que capacitem e fortaleçam os professores diante dos desafios da sala de aula”, afirmou.

Durante o ano, os gestores participaram de dois encontros municipais com temáticas como escola enquanto laboratório de cidadania, comunicação institucional e educação inclusiva. A Assessora Pedagógica Taciana Basso Tollazi explicou que os gestores são o elo entre o programa e os professores. “Trabalhamos com os princípios da cooperação e cidadania, entendendo que a escola precisa viver esses valores para ensiná-los. Também incentivamos a construção das cartas de identidade das escolas, valorizando suas potências locais”, detalhou.

Tatiane Flores Orth, coordenadora local em Mormaço, município que tem implantado A União Faz a Vida há quase 20 anos, reforçou o impacto positivo na aprendizagem dos alunos. “Os projetos são pensados a partir dos interesses dos estudantes, com envolvimento da comunidade escolar e apoio do Sicredi. No final do ano, realizamos a mostra pedagógica, que apresenta os resultados desse trabalho coletivo”, compartilhou.

Com mais de 25 anos de atuação na região, o Programa A União Faz a Vida tem como objetivo formar cidadãos mais cooperativos e conscientes, por meio de projetos pedagógicos que envolvem alunos, professores, gestores, famílias e comunidades. “É um programa feito a muitas mãos, com escuta ativa de toda a

rede de cooperação. Essa construção coletiva é o que torna nossas ações mais assertivas e transformadoras”, concluiu Mariangela.

Em novembro, a cooperativa promoverá um novo encontro com secretários de educação e coordenadores locais, dando continuidade ao processo de escuta, avaliação e planejamento para o próximo ano.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Botucaraí RS/MG

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!