Sicredi realiza Summit das Cooperativas Escolares na Serra Gaúcha
Evento contou com a participação de cerca de 500 pessoas

Professores e orientadores das Cooperativas de Soledade/RS, Mormaço/RS e Ibirapuitã/RS
-
Professores e orientadores das Cooperativas de Soledade/RS, Mormaço/RS e Ibirapuitã/RS
-
Cooperativas Escolares da Sicredi Botucaraí RS/MG e Sementes do Sul
O Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, realizou o primeiro Summit das Cooperativas Escolares em Nova Petrópolis, cidade considerada a Capital Nacional do Cooperativismo. O evento contou com a participação de cerca de 500 pessoas, com destaque para os jovens integrantes do programa, professores orientadores e assessores pedagógicos de 17 cooperativas do Sistema Sicredi.
Objetivos do Programa
O Programa Cooperativas Escolares visa integrar princípios e valores do cooperativismo ao ambiente escolar, desenvolvendo habilidades como protagonismo juvenil, liderança, consciência coletiva e empreendedorismo, além de contribuir para a formação de futuros gestores e cidadãos responsáveis, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Participação e Números
O programa envolve 26 cooperativas escolares gaúchas em 122 cidades, contando com mais de 7,6 mil estudantes e 270 professores. Atualmente, são mais de 280 cooperativas escolares ativas em 140 municípios brasileiros. A Sicredi Botucaraí RS/MG esteve presente com os alunos, professores orientadores e assessoria pedagógica das 4 cooperativas escolares de Soledade, Mormaço e Ibirapuitã.
Importância do Evento
De acordo com a coordenadora de desenvolvimento do cooperativismo da Central Sicredi Sul/Sudeste, Bianca Hennemann, o Summit foi uma oportunidade única de reunir diferentes públicos com o mesmo propósito cooperativista, promovendo diálogos e reflexões sobre cooperativismo e princípios cooperativistas.