Sicredi Botucaraí é uma das financiadoras da hidrelétrica Vale do Leite
Certel será a responsável pela construção, que irá gerar energia para 19.200 pessoas

Cooperativas participaram do evento
-
Cooperativas participaram do evento
-
Certel recebeu autorização para iniciar a obra
-
Autoridades presentes no evento
A Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel) anunciou a construção da sua quinta hidrelétrica, a Vale do Leite, que será instalada no Rio Forqueta, entre Pouso Novo e Coqueiro Baixo. Orçada em R$ 85 milhões, num gesto de intercooperação, a hidrelétrica será financiada pelas Cooperativas do Sicredi: Botucaraí, Ouro Branco, Integração e Região dos Vales. O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, diz que o ato comprova o quão significativo é todo o empenho da Cooperativa e a importância da cooperação para viabilizar a construção.
As obras devem iniciar em outubro. A Vale do Leite irá gerar uma média de 29.395 MWh por ano, com área inundada representando 0,49 km², onde a barragem terá 29,25 metros de altura e 120 metros de comprimento, gerando energia para 19.200 pessoas.
O presidente da Sicredi Botucaraí RS/MG, Carlos Rogério Matuella, participou do evento de lançamento da hidrelétrica, e falou sobre o aporte financeiro para a viabilização da obra. “Isso prova como o cooperativismo caminha junto, de mãos dadas, em prol do desenvolvimento das pessoas, beneficiando toda a sociedade. Eu acredito que o cooperativismo é um grande instrumento de desenvolvimento econômico e social. Mas para que o desenvolvimento ocorra de forma mais rápida, nós precisamos da intercooperação, e o evento de hoje é um grande exemplo disso, destaca.