Programa A União Faz a Vida já impactou mais de 5 milhões de estudantes em 30 anos
Na região da Sicredi Botucaraí RS/MG são mais de 3 mil estudantes participando em 2025

Programa trabalha valores como justiça, solidariedade e respeito à diversidade
-
Programa trabalha valores como justiça, solidariedade e respeito à diversidade
-
Superintendente de Cooperativismo da Fundação Sicredi, Romeo Balzan
Criado em 1995, o Programa A União Faz a Vida, completa 30 anos em julho. Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento dos princípios de cooperação e cidadania e com uma metodologia própria que é desenvolvida por meio de projetos cooperativos, o programa promove uma aprendizagem ativa atuando diretamente em escolas públicas e privadas, impactando mais de 5 milhões de crianças e adolescentes até hoje.
Na região de atuação da Sicredi Botucaraí RS/MG, A União Faz a Vida está ativo há 25 anos. Somente em 2025 são 41 escolas participando, em seis municípios, o que gera o envolvimento de 3.694 estudantes e 390 professores.
“Desde sua criação, com o envolvimento das escolas, educadores e assessores pedagógicos junto com as cooperativas locais, o programa conseguiu promover mudanças significativas na educação das comunidades onde o Sicredi atua”, destaca o superintendente de Cooperativismo da Fundação Sicredi, Romeo Balzan.
Com o mote “30 anos de descobertas, 30 anos de história pra contar”, as celebrações terão diversas ações no decorrer do ano, entre elas o concurso “Qual nome é a minha cara?”, que foi recentemente lançado e convida as instituições de ensino participantes do programa a sugerirem um nome para a mascote, uma abelha, símbolo de união e cooperação. O resultado será divulgado em novembro, durante o Summit Nacional de Cooperativismo promovido pela Fundação Sicredi.
Com valores essenciais como o diálogo, justiça, solidariedade e respeito à diversidade, a abordagem pedagógica é centrada em projetos cooperativos, que estimulam o pensamento crítico, a escuta ativa e o protagonismo. Além disso, todos os integrantes do projeto se engajam e participam ativamente, sejam eles estudantes, profissionais da educação, pais ou comunidade.
Sobre a Fundação Sicredi
A Fundação de Desenvolvimento Educacional e Cultural Sicredi, conhecida como Fundação Sicredi, foi criada em 2005 com o objetivo de preservar a essência do cooperativismo no desenvolvimento do Sicredi. Como uma organização da sociedade civil, a Fundação Sicredi se dedica à estruturação e desenvolvimento de programas e iniciativas educacionais, sociais, culturais, ambientais e de desenvolvimento de lideranças cooperativistas, implementados pelas Cooperativas em todo o Brasil, voltados a expandir nosso impacto positivo junto aos associados e nas comunidades onde estamos presentes.