Grupos de Estudos do Programa A União Faz a Vida encerram encontros de 2025 com avaliação positiva
Iniciativa conta com apoio do Sescoop e beneficia cerca de 90 professores

Professores participaram de diversas temáticas ao longo do ano
-
Professores participaram de diversas temáticas ao longo do ano
-
Grupo de Estudos de Educação Inclusiva
-
Grupo de Estudos de Educação Infantil
-
Grupo de Estudos de Ensino Fundamental
A Sicredi Botucaraí RS/MG, por meio do Programa A União Faz a Vida (PUFV), realizou no dia 30 de setembro, o encerramento dos encontros de 2025 dos seus três Grupos de Estudos: Grupo de Estudos sobre a Infância Botucaraí (GEIB), Grupo de Estudos do Ensino Fundamental e Grupo de Estudos da Educação Inclusiva. Ao longo do ano, cada grupo teve quatro encontros, todos realizados no Campus da UPF Soledade.
Conforme a Coordenadora de Desenvolvimento do Cooperativismo, Mariângela Palmeira, o fomento de grupos de estudos vinculados ao Programa A União Faz a Vida é um diferencial que a Cooperativa oferta aos educadores, que são protagonistas e destacam-se em suas escolas. “Esta iniciativa conta com apoio do Sescoop RS e beneficia cerca de 90 professores, que estudam temas disruptivos da Educação e juntos fazem reflexões práticas de aplicabilidade em seus educandários e comunidades. Além disso, os participantes têm perfil colaborativo, para que possam compartilhar os conhecimentos adquiridos com seus colegas docentes”, comenta.
Os encontros possuem condução das assessoras pedagógicas do PUFV, vinculadas à Logos Consultoria e Genius Consultoria. São elas: Keila Eliz Paludo, Mara Graziela Schiefelbein Gomes, Marília Rampanelli, Taciana Basso Tolazzi e Walkiria Frighetto Silvestri. Além disso, alguns convidados externos também contribuíram ao longo das aulas.
Em 2025, o Grupo de Estudos sobre a Infância Botucaraí (GEIB) teve como inspiração o livro “Saberes da Docência para a Educação Infantil”. As temáticas envolveram infância, criança, protagonismo, planejamento, currículo, cotidiano e as cem linguagens da infância.
Já o Grupo de Estudos do Ensino Fundamental focou em compreender como a criatividade se manifesta no cotidiano da escola. A cada encontro houve estudos, reflexões, criações e partilhas de experiências inspiradas no livro Criatividade Contagiante, de Luciane Valls, por meio de metodologias ativas.
Por fim, o Grupo de Estudos da Educação Especial refletiu sobre o papel das escolas no processo da inclusão, por meio de temáticas como: a inclusão na escola; a contação de histórias e a influência na aprendizagem; a música como impulsionador às crianças com deficiência; dicas e alternativas para conduzir alunos em crise; e a psicomotricidade como aliada da educação inclusiva.
O que dizem os professores participantes:
Para a professora de Fontoura Xavier, Rutieli Borges Pagnussato, integrante do grupo do Ensino Fundamental, participar da turma foi uma experiência transformadora. “Quero registrar meu agradecimento sobre o quanto essa vivência impactou minha prática pedagógica. O que mais me marcou foi o foco em estratégias aplicáveis, que preencheram a lacuna entre a teoria acadêmica e a realidade da sala de aula. Os encontros e orientações trouxeram detalhamentos de inovações que me fizeram sentir equipada com ferramentas eficazes e seguras”, destaca.
Segundo ela, foi uma jornada de aprendizados que reforçou a importância de uma intervenção pedagógica clara e direcionada. “Além do aprofundamento teórico, destaco o valor do trabalho com o livro Criatividade Contagiante, que agregou muito à minha formação. Ele serviu como base para momentos pedagógicos essenciais, estimulando a busca por soluções inovadoras e a adaptação do material conforme as necessidades específicas de cada turma e aluno”, completa.
A professora enfatiza, ainda, o trabalho voltado para a criatividade, como uma chave prática, reflexiva e intencional. “Compreender por que as estratégias funcionam e como ajustá-las para tornar o aprendizado contagiante foi essencial. Acredito que nós, professores, temos o papel de apoiar e incentivar essa criatividade nos nossos alunos.
Saio desse grupo com a convicção de que estou mais preparada para fazer a diferença na trajetória de alfabetização dos meus estudantes, ampliando meus conhecimentos sobre leitura e escrita com mais segurança e eficácia. O mais importante: com a criatividade e intencionalidade necessárias para ser uma verdadeira mediadora do conhecimento”, finaliza.
Da mesma forma, a professora Regiane Dalla Corte Debona, de Ibirapuitã, participante do Grupo de Estudos sobre a Infância Botucaraí, enaltece o trabalho afirmando que os
encontros foram de suma importância, pois proporcionaram trocas de experiências com colegas de outros municípios. “Compartilhamos ideias e, ao mesmo tempo, buscamos novas inspirações, projetos e aprendizados para aplicar com nossos profissionais e alunos na escola. Gostaria de destacar especialmente o trabalho com a musicalização na Educação Infantil, inclusive com possibilidades de construção de brinquedos e instrumentos musicais com materiais recicláveis, envolvendo as próprias crianças nesse processo criativo”, conta.
Segundo ela, as atividades não são uma simples brincadeira, mas sim um momento essencial para a construção de aprendizagens significativas em diversos campos de experiência. “É na infância que plantamos as sementes para colher bons frutos no futuro. E programa A União Faz a Vida tem o poder de transformar uma simples sala de aula em um ambiente acolhedor e cheio de descobertas, onde o aluno é protagonista. A curiosidade e o desejo de aprender das crianças são o ponto de partida para que os professores desenvolvam conteúdos alinhados ao currículo, de forma significativa e contextualizada”, encerra.
Programa A União Faz a Vida
O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. A essência do Programa ocorre a partir da metodologia de ensino-aprendizagem, que é desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. Entre os públicos envolvidos no PUFV, estão: educadores, alunos, Sicredi, apoiadores, parceiros e assessoria pedagógica. Atualmente, o Programa é fomentado pela Sicredi Botucaraí RS/MG nos municípios de Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Mormaço, Pouso Novo, Soledade e Tunas.