Cooperativas Escolares: Sicredi fortalece o protagonismo dos jovens
Cooplemor, de Ibirapuitã, primeira Cooperativa da Botucaraí, conta com 27 associados

Associados da Cooplemor e representantes do Sicredi
-
Associados da Cooplemor e representantes do Sicredi
-
Alunos realizam a produção do Escalda Pés
-
Grupo se reúne semanalmente para trabalhar na Cooperativa
A Cooplemor, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, em Ibirapuitã, foi a primeira Cooperativa Escolar a ser fundada na Sicredi Botucaraí. Hoje, ela conta com 27 associados, alunos do 6º ao 9º ano, que se reúnem semanalmente para planejar ações, ouvir os participantes e trabalhar na produção do Escalda Pés, objeto de aprendizagem do grupo.

Segundo a Presidente da Cooplemor, Ana Laura Alves de Lima, a Cooperativa realiza atividades voltadas ao empreendedorismo, negociação e educação financeira. “Em nossos encontros também realizamos dinâmicas de integração e jogos, como o Cooperlândia, que ajuda os alunos a entenderem melhor o funcionamento de uma cooperativa”, explica.
A estudante, de 13 anos, compartilhou sua experiência e destacou seu desenvolvimento pessoal, desde que assumiu o cargo. “Está sendo desafiador. Antes eu tinha muita dificuldade para falar em público. Hoje, tenho orgulho de representar a Cooplemor. Aprendi a negociar, a me comunicar e a enxergar a sociedade de forma mais colaborativa. É um grande desenvolvimento pessoal, pois mesmo eu sendo a presidente não significa que apenas a minha opinião é considerada, todos os associados têm direito de expor o que pensam, assim agimos em cooperação”, completa.
O programa Cooperativas Escolares tem como objetivo fomentar o cooperativismo entre os jovens e desenvolver habilidades como liderança, comunicação, trabalho em equipe e empreendedorismo.
A assessora pedagógica da Sicredi Botucaraí RS/MG, Mara Graziela Schiefelbein Gomes, destaca que o programa é conduzido por uma metodologia que permite aos estudantes conhecerem a história, os princípios e os valores do cooperativismo, aplicando esse conhecimento na prática. “Os próprios alunos veteranos conduzem oficinas com os novos associados, promovendo uma construção coletiva que vai além da cooperativa e chega à sala de aula e à comunidade”, explica.
Atualmente, a Botucaraí conta com quatro cooperativas escolares na região: duas em Soledade, uma em Mormaço e a Coplemor em Ibirapuitã. A instituição já trabalha na expansão do programa para Minas Gerais, com o objetivo de levar os benefícios da educação cooperativa a mais jovens. “Queremos plantar essa sementinha do cooperativismo também em Minas, mostrando que é possível cooperar sem competir”, reforça Mara.
O programa Cooperativas Escolares do Sicredi segue fortalecendo o protagonismo juvenil e promovendo uma cultura de cooperação que impacta positivamente escolas, comunidades e o futuro dos jovens envolvidos.