Você sabia que 2025 é o Ano Internacional das Cooperativas (AIC2025)? Essa decisão, anunciada pela Organização das Nações Unidas (ONU), colocou o cooperativismo no centro das atenções globais.

Segundo a ACI (Aliança Cooperativa Internacional) são mais de 3 milhões de cooperativas no mundo. No Brasil, só do ramo crédito são mais de 769. Juntas elas geram 280 milhões de empregos, agregam 1,2 bilhão de associados em mais de 150 países.

A soma do faturamento das 300 maiores cooperativas do mundo chega a US$ 2,1 Trilhão. Acompanhe nosso conteúdo e saiba mais sobre escolha tão importante para a sociedade.

 

Afinal, o que é cooperativismo?

 

Cooperativismo é um modelo de negócio baseado na colaboração, em que pessoas com interesses em comum se unem para trabalhar juntas e alcançar objetivos coletivos.

As cooperativas são a forma prática de colocar o cooperativismo em ação, reunindo associados que participam ativamente e ajudam a definir, junto com os outros membros, os rumos do negócio.

Essa gestão democrática é um dos 7 Princípios do Cooperativismo. Juntamente com ela, outros princípios orientam o funcionamento das cooperativas. São eles:

  • Adesão voluntária e livre: qualquer pessoa pode se tornar membro de uma cooperativa, desde que tenha interesse e disposição para colaborar;
  • Participação econômica: os membros contribuem com cotas e recebem parte dos resultados conforme sua participação;
  • Autonomia e independência: as cooperativas são autônomas e funcionam de maneira independente, embora possam formar parcerias com outras organizações;
  • Educação, formação e mais: as cooperativas investem na educação e capacitação de seus membros;
  • Intercooperação: a colaboração ocorre não apenas dentro da cooperativa, mas também com outras instituições;
  • Interesse pela comunidade: o foco é promover o bem-estar coletivo e gerar impacto positivo na comunidade.

Seguindo os Princípios do Cooperativismo e estando focadas em apoiar os membros e fortalecer a comunidade, as cooperativas ajudam a promover valores como solidariedade, equidade e justiça social.

 

Motivos para 2025 ser o ano das cooperativas

 

O tema do Ano Internacional das Cooperativas é “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor” e destaca o impacto significativo que essas organizações promovem, contribuindo diretamente para enfrentar desafios globais.

Além da atuação em diversos setores, outro motivo importante para que a ONU tenha feito essa escolha é o alinhamento dessas instituições com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS são 17 metas globais voltadas para a construção de um futuro mais justo para todos e as cooperativas têm um papel importante nesse processo.

Para ajudar a erradicar a pobreza (ODS 1), por exemplo, as cooperativas oferecem acesso a serviços financeiros e geram oportunidades de trabalho.

Já para reduzir as desigualdades (ODS 10) e promover um crescimento econômico sustentável (ODS 8), elas atuam na inclusão social, gerando empregos decentes e fortalecendo economias locais.

Além disso, as cooperativas desempenham um papel importante na luta contra as mudanças climáticas (ODS 13), incentivando práticas sustentáveis, especialmente em setores como agricultura e energia.

E se você pensa que este é o primeiro Ano Internacional das Cooperativas, saiba que em 2012 também houve uma celebração global, que ajudou a aumentar a conscientização sobre o papel do cooperativismo no desenvolvimento sustentável.

Agora, em 2025, o objetivo é dar ainda mais visibilidade a esse movimento tão importante.

 

Conheça, em detalhes, todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

Sicredi e o impacto do cooperativismo no Brasil

 

Cooperativismo de crédito é uma verdadeira força transformadora, e nós ficamos felizes em fazer parte da transformação, seja em regiões mais desenvolvidas, seja em locais onde as alternativas financeiras são mais limitadas.

A gente atua, há mais de 120 anos, para que nossos associados possam aproveitar benefícios do cooperativismo, como taxas mais justas e melhores condições para cuidar do futuro.

Além disso, também fazemos parte de momentos importantes, como quando agricultores colhem os frutos de sua produção, ou quando alguém realiza o sonho da casa própria com condições acessíveis.

educação financeira também é um dos impactos positivos que promovemos. Por meio de iniciativas como o Cooperação na Ponta do Lápis, ensinamos pessoas a gerenciar recursos financeiros e a tomar decisões mais conscientes sobre o dinheiro.

Esses exemplos mostram como, por meio das cooperativas, atuamos para fortalecer regiõesgerar impacto positivo nas comunidades e, com isso, transformar vidas e realizar sonhos.

Se você também quer fazer parte disso, tanto no Ano Internacional das Cooperativas quanto nos próximos anos, venha para o Sicredi. Abra sua conta e, juntos, vamos construir um futuro próspero.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Alta Noroeste SP

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!