O que é

Open Banking ou “sistema bancário aberto”, tem como principal objetivo ampliar as opções aos clientes de instituições financeiras tradicionais ou aos associados de instituições financeiras cooperativas, permitindo mais liberdade para compartilhar suas informações financeiras com as instituições que desejar. Isso vai proporcionar maior autonomia para contratar produtos e serviços adequados para suas necessidades.

Como funciona?

 

Na prática, um associado Sicredi ou um cliente de qualquer instituição financeira, ao compartilhar seus dados com outras instituições financeiras, poderá negociar sem a necessidade de se tornar um associado/cliente. Poderá comparar produtos e serviços bancários de forma rápida e fácil. O Open Banking também permitirá às instituições financeiras terem uma visão mais clara sobre os hábitos de consumo dos seus associados/clientes, possibilitando uma experiência mais simples e intuitiva.

Para que o sistema bancário aberto tenha sucesso, será fundamental a integração entre as diferentes plataformas e infraestruturas das instituições participantes, e isso se dará através de APIs (interface de programação de aplicações), que serão as responsáveis por realizar estas conexões.

Vale reforçar que o compartilhamento de dados ocorre com segurança, garantindo a privacidade de todos os envolvidos.

Quer saber ainda mais? Acesse o site da Febraban.

Benefícios

Conheça as vantagens do sistema bancário aberto

O compartilhamento de dados vai estimular o processo de inovação dos portfólios de produtos das instituições financeiras. Já o consumidor terá mais liberdade para escolher soluções para suas necessidades.

Ficou com alguma dúvida?

Confira as perguntas e respostas que preparamos abaixo.

A partir de 15 de julho de 2021 você poderá pedir o compartilhamento de informações cadastrais e transacionais de contas de depósito à vista, de poupança, de pagamento pré-pagas, de cartão de crédito e de operações de crédito. No futuro, informações sobre investimentos e seguros também poderão ser compartilhadas.

Você poderá compartilhar os dados com as instituições financeiras participantes. Para mais informações sobre as instituições aptas para compartilhar e receber dados, clique aqui.

Não. Para se registrar no Open Banking é necessário que você dê o seu consentimento. Isso será feito em ambiente digital seguro e autenticado.

Antes de mais nada, fique atento: pode ser algum tipo de fraude. Cheque esta informação com a instituição que supostamente enviou o e-mail antes de clicar em qualquer link recebido.

Só você pode pedir o compartilhamento dos seus dados no Open Banking. As instituições financeiras não poderão dividir informações sem a sua autorização e seu consentimento.

Em um primeiro momento, os dados compartilhados não serão específicos sobre você, mas sobre as próprias instituições financeiras, com informações sobre canais de atendimento, produtos e serviços. Depois desta etapa, terá início o compartilhamento de dados cadastrais e de informações de transações de contas (de depósito à vista, de poupança, de pagamento pré-pagas, de cartão de crédito e de operações de crédito). No futuro, outros dados serão adicionados. Isso só poderá ser feito com o consentimento dos usuários.

Sim. Você poderá selecionar quais dados serão compartilhados quando fizer a autenticação e a autorização com a instituição financeira envolvida.

Você pode pedir o cancelamento do acesso/compartilhamento dos seus dados tanto na instituição em que você deu o consentimento, quanto na atual. Cada uma delas vai indicar a maneira exata para a revogação do consentimento, assim como os canais de atendimento disponíveis.

Você só poderá autorizar o Open Banking por meio de canais digitais como aplicativos das sua instituição financeira ou internet banking.

São elegíveis à participação no Open Banking todas as instituições autorizadas pelo Banco Central. Confira a lista dos participantes e suas funções no ecossistema aqui.

Aumentar a segurança em relação aos dados dos usuários é um dos principais objetivos do Open Banking. Por isso, foram criados mecanismos para garantir a autenticidade e segurança das instituições participantes, que compartilharão os dados de forma criptografada.

Maior visibilidade e controle da sua vida financeira, além de ganhar acesso a melhores ofertas e condições de produtos, entre outros benefícios que poderão ser oferecidos.

Sim. Poderão compartilhar dados no Open Banking todas as pessoas devidamente autenticadas e que mantiverem relacionamento com a instituição transmissora de dados e/ou detentora de conta.

Poderão compartilhar dados no Open Banking todas as pessoas físicas e jurídicas que mantêm relacionamento destinado à prestação de serviço financeiro ou à realização de operação financeira com as instituições participantes.

Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, elogios e reclamações

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta