O que é Open Banking?

 

O Open Banking é um sistema financeiro aberto, seguro e que vai trazer mais transparência e liberdade para você. Essa é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que revoluciona a forma como pessoas e instituições financeiras lidam entre si. Com o Open Banking, você terá controle total dos seus dados financeiros e poderá decidir quando e com quem compartilhá-los.

Vantagens na prática

Quer saber como o Open Banking pode mudar a sua vida financeira? Veja alguns benefícios.

Vem saber mais sobre Open Banking

Veja aqui nossos vídeos que reforçam o que é o Open Banking e suas vantagens.

Implementação do modelo aberto

Entenda como o Banco Central prevê as quatro fases de implementação do Open Banking no Brasil.

Open Banking no Sicredi

Por aqui, sempre tivemos uma relação aberta com nossos(as) associados(as): para ouvir, apoiar, compartilhar e evoluir. Seguimos sendo a alternativa mais segura e vantajosa para todos e o Open Banking vem para reforçar nossa variedade de portfólio, a qualidade nos canais de atendimento e as taxas mais justas. Mas, além do que é comparável por meio desse sistema aberto, vale lembrar que, por meio do modelo de cooperativismo de crédito, apoiamos pessoas e regiões, considerando economia local, educação e desenvolvimento regional como o caminho para uma sociedade mais próspera.

Portal do Desenvolvedor

Conheça nossas APIs e comece a desenvolver sua aplicação.

Ficou com alguma dúvida?

Confira abaixo as perguntas mais frequentes.

Um sistema financeiro aberto desenvolvido pelo Banco Central do Brasil que está sendo implementado no país em quatro fases. Com ele, associados(as) são donos(as) de seus dados e decidem com quais instituições financeiras vão compartilhá-los, podendo revogar esse acesso quando quiserem.

Pessoas físicas e jurídicas vão ter acesso aos benefícios e às possibilidades que o Open Banking oferece, desde que elas queiram e autorizem o compartilhamento de dados.

As instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Confira em “quem participa” no site: openbankingbrasil.org.br.

O Open Banking tem quatro fases previstas:

1ª fase: as instituições financeiras compartilham com o Banco Central do Brasil dados sobre canais de atendimento, produtos e serviços relacionados à conta corrente, à conta poupança, ao cartão de crédito e às operações de crédito.

2º fase: nesse momento, os(as) clientes/associados(as) de instituições financeiras poderão compartilhar dados de cadastro, contas e operações de crédito com as instituições financeiras participantes do Open Banking. O compartilhamento das informações só vai acontecer com a autorização do(a) cliente.

3ª fase: iniciação de transação de pagamentos, fase em que poderão surgir serviços que possibilitem ao(à) cliente fazer uma transferência ou um pagamento fora do aplicativo bancário ou do internet banking.

4ª fase: por fim, possibilidade de compartilhamento de dados sobre operações de câmbio, investimentos, seguros, previdência complementar aberta, entre outros, sempre com a autorização do(a) cliente/associado(a).
 

Os dados cadastrais e transacionais são compartilhados quando autorizados e somente com as instituições financeiras participantes do Open Banking. Para que esse compartilhamento seja possível, essas instituições utilizam uma tecnologia em comum, chamada de API (Interface de Programação de Aplicativo).

API ou Interface de Programa de Aplicativo faz com que sistemas diferentes interajam e troquem informações nos mais diversos mercados. Um exemplo simples de como essa tecnologia funciona é quando alguém faz login em um site usando um perfil de rede social. O uso de APIs permite ter agilidade em cadastros e o compartilhamento de dados de modo seguro e eficiente.

Em um primeiro momento, os dados compartilhados não serão específicos sobre pessoas, mas sobre as próprias instituições financeiras, com informações sobre canais de atendimento, produtos e serviços. Depois dessa etapa, terá início o compartilhamento de dados cadastrais e informações de transações de contas (depósito à vista, poupança, pagamentos pré-pagos, cartão de crédito e operações de crédito). No futuro, outros dados serão adicionados. Isso só poderá ser feito com o consentimento do(a) associado(a).

 

Sim. Será possível selecionar quais dados serão compartilhados na autenticação e autorização com a instituição financeira envolvida.

Sim. O compartilhamento de dados pode ser revogado a qualquer momento com a instituição que tem autorização de acesso. Esta, por sua vez, vai indicar como fazer a revogação e os canais de atendimento disponíveis.

Não. Para fazer parte do Open Banking, é necessário consentimento do compartilhamento de dados, o que será feito em ambiente digital seguro e autenticado.

O(a) associado(a) é a única pessoa que pode autorizar o compartilhamento de informações com as instituições financeiras participantes.

Não. Somente com a autorização do associado.

Não. O Open Banking é autorizado por meio de canais digitais, como aplicativos das instituições financeiras ou internet banking.

Não, o Open Banking não tem custo para os(as) associados(as).

Sim. Aumentar a segurança em relação aos dados dos usuários é um dos principais objetivos do Open Banking. Por isso, foram criados mecanismos para garantir a autenticidade e segurança das instituições participantes que compartilharão informações de forma criptografada.

Entre em contato imediatamente com a sua instituição financeira ou com aquela citada na mensagem, para saber se a comunicação é confiável ou não. Não clique em nenhum link recebido antes de ter certeza de que é seguro.

Sim, o Open Banking segue todas as orientações da Lei Geral de Proteção de Dados.

Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, reclamações e cancelamentos

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta