Campos do Jordão é escolhida para receber programa A União Faz a Vida do Sicredi
Principal iniciativa social da 1ª instituição financeira cooperativa do Brasil chega à Serra da Mantiqueira para promover valores da cooperação e cidadania junto a estudantes municipais.
Campos do Jordão é a mais nova cidade escolhida para receber a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, o programa A União Faz a Vida (PUFV). O lançamento oficial aconteceu na noite desta quinta-feira (18 de maio). O PUFV estimula a construção e a vivência de atitudes e valores de cooperação e cidadania para crianças e adolescentes.
Há mais de 27 anos, o PUFV vem transformando a vida de milhares de jovens e adolescentes em todo o Brasil. O programa já impactou 4,2 milhões de alunos e mais de 200 mil educadores em mais de 3.900 escolas em 650 municípios de 15 estados. Em Campos do Jordão, quatro escolas da rede municipal serão impactadas com ações e atividades da iniciativa do Sicredi.
“Agradeço a prefeitura de Campos do Jordão por abrir as portas para a implementação do PUFV. O Sicredi é uma instituição financeira que não se preocupa apenas com o lado financeiro, mas também e muito com o papel social, com entender os municípios em que atuamos, para contribuir com eles. Precisamos mostrar às crianças um caminho de mais cooperação e cidadania para construir um país cada vez melhor”, afirmou Fernando Perin, diretor de Negócios da Sicredi Vanguarda para São Paulo e Rio de Janeiro.
A Sicredi Vanguarda, uma das maiores entre as mais de 100 cooperativas que integram o sistema Sicredi, presente em mais de 60 cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, é a responsável pela implementação do PUFV em Campos do Jordão. Nas últimas semanas, a Sicredi Vanguarda também implementou o projeto em Miguel Pereira (RJ) e Taubaté (SP), cidades que se somam à atuação já em andamento em Igaratá (SP), Lagoinha (SP), Lorena (SP), Ubatuba (SP), Quatis (RJ) e ao distrito de Lídice, em Rio Claro (RJ). No início de junho, será a vez de Paraibuna (SP).
Evento de lançamento da iniciativa do Sicredi
O evento de lançamento em Campos do Jordão foi realizado no Hotel Platanus e contou com a presença do prefeito, Marcelo Padovan, e outras autoridades.
“Parabenizo o Sicredi pela iniciativa e agradeço por escolher Campos do Jordão para trazer o projeto. Ele será muito importante para nós, sobretudo nesta época que vivemos, de domínio das redes sociais, em que as pessoas, muitas vezes, antes de procurar saber o que acontece, já criticam e reclamam, sem mesmo checar. É muito importante formar crianças ensinando que não estão aqui para ver problemas, e sim buscar soluções, e que junto com outras pessoas isso fica muito mais fácil”, disse o prefeito.
“A proposta de trabalho do programa A União Faz a Vida, que nos foi apresentada, preza pelos princípios básicos de cooperação e cidadania, tão fundamentais e que constam da formação integral do estudante. Acreditamos que, com essa parceria com o Sicredi, seremos privilegiados no esforço de promover transformação por meio da educação", indicou a secretária de Educação, Maria Inês de Paiva da Silva.
Representando a Sicredi Vanguarda no evento, além do diretor Perin, participaram da cerimônia de lançamento do Programa A União Faz a Vida em Campos do Jordão o conselheiro de Administração Marcelo Belini e membros da equipe local, liderados pelo gerente da agência Sicredi em Campos do Jordão, Felipe Rodrigues.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, com mais de 120 anos. Comprometido com o crescimento de seus associados e o desenvolvimento das regiões onde atua, possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.
A Sicredi Vanguarda é uma das maiores entre as cerca de 100 cooperativas do Sistema Sicredi. Tem 50 agências nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de 39 no Paraná, num total de mais de 60 municípios. Até o final de 2023, seis novos pontos de atendimento devem ser inaugurados em SP e RJ.