Mil e duzentas mulheres se reúnem com Bruna Lombardi em evento do Sicredi em São José dos Campos
Sicredi Envolvidas acontece pela primeira vez no Estado de São Paulo para impulsionar empoderamento e networking entre público feminino.
São José dos Campos foi palco, nesta quinta-feira (10 de novembro), de um grande evento do Sicredi que reuniu 1200 mulheres para falar sobre um tema fundamental ao universo feminino: plenitude em todas as fases da vida. Para abordar o assunto, o Sicredi trouxe à cidade a atriz, escritora, poeta, roteirista e palestrante Bruna Lombardi.
O encontro, intitulado Envolvidas, é uma realização do Sicredi e acontece desde 2019 no Paraná. Esta foi a primeira edição no Estado de São Paulo. São José dos Campos foi a cidade escolhida para sediá-lo pela sua relevância regional. O foco do evento é impulsionar o empoderamento e o networking entre mulheres, contribuindo assim para avanços em termos de liderança feminina e igualdade de gênero.
Participaram do Sicredi Envolvidas em São José dos Campos mulheres de todo o Vale do Paraíba, além de representantes de Litoral Norte Paulista, Alto Tietê e Sul Fluminense, com diferentes faixas etárias e profissões – empresárias, funcionárias de empresas dessas regiões, estudantes e aposentadas, entre outras ocupações.
“A grande força que existe no mundo é das mulheres, e não é reconhecida em toda a sua extensão. Elas sempre estiveram alguns degraus abaixo, como se não tivessem as mesmas energia, inteligência e capacidade, porém é justamente o contrário. Trata-se de uma questão de oportunidade. Quando há mulheres trabalhando em algum lugar, tem-se uma diferença gigante de resultado, eficiência, consistência e dedicação. As mulheres são o futuro do mundo”, disse Bruna.
Ela destacou a multiplicidade de papéis desempenhados pelas mulheres e também a relevância do autoconhecimento. “Enquanto não se finca o pé no que de fato se é, fica muito difícil ser tão combativa quanto se poderia porque se enverga com mais facilidade, mesmo que a mulher faça isso muito bem, pois enverga sem quebrar”, pontuou. Bruna ainda lembrou o papel da educação financeira na vida feminina. “A independência financeira é uma segurança.”
A história do Sicredi Envolvidas
O Sicredi Envolvidas nasceu com o objetivo de envolver mulheres, aproximando-as do cooperativismo – modelo de negócio baseado na colaboração, em que clientes são também donos e no qual o Sicredi é pioneiro. O evento promove discussões pertinentes ao universo feminino e debate liderança, equidade e empoderamento nos mais diversos âmbitos da vida pessoal e profissional.
Ao longo de sua história, o Sicredi Envolvidas recebeu nomes femininos de relevância do cenário nacional. Em 2019, em formato presencial no Paraná, a jornalista Gloria Maria falou a 1.800 mil mulheres sobre superação como chave para o desenvolvimento. Já em 2020, foi a vez da atriz Denise Fraga abordar conexões humanas em tempos digitais, em reunião online devido à pandemia que atingiu um público de 5 mil mulheres. Agora em 2022, além de São José dos Campos, o Envolvidas ocorreu também novamente no Paraná, no dia 8 de novembro.
Edição no Vale do Paraíba
O primeiro Sicredi Envolvidas no Estado de São Paulo foi organizado pela Sicredi Vanguarda, que é uma das maiores entre as 108 cooperativas que integram o sistema Sicredi. Estiveram presentes ao evento em São José dos Campos o vice-presidente da Sicredi Vanguarda, Ivanir Antonio Reginatto, o diretor de Negócios em São Paulo e Rio de Janeiro, Fernando Tarcísio Perin, o gerente regional de Desenvolvimento Sandro Cartegni, integrantes do Comitê Mulher, associadas de diversas cidades e convidadas especiais.?Associada é a palavra usada pelo Sicredi para designar clientes, que são também donas do negócio.
Além de prover conteúdo e networking, o evento teve papel beneficente. As participantes foram convidadas a fazer doações a duas instituições locais que apoiam mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade, a Casa Guadalupe e a Colmeia Valorizando a Vida.
Nos últimos anos, o Sicredi vem ampliando suas iniciativas em prol de maior equidade de gênero nas próprias cooperativas e nas comunidades. Uma importante ação nesse sentido é o Comitê Mulher, instituído desde 2016, por meio do qual as cooperativas do sistema incentivam o engajamento e a uma participação mais ativa das associadas. O Comitê Mulher do Sicredi promove capacitação, estimula o desenvolvimento profissional e pessoal das integrantes e apoia a formação de novas lideranças.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os estados nacionais e no Distrito Federal. É uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências e atendimento digital, oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros e atendimento consultivo.
A cooperativa Sicredi Vanguarda atua em mais e 60 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, abrangendo mais de 60 municípios. No eixo que inclui Alto Tietê, Vale do Paraíba, Litoral Norte Paulista e Sul Fluminense, são cerca de 50 agências.