Mobilização orienta produtores rurais sobre investimentos e tecnologias para o campo
Reunião técnica aconteceu na manhã desta quarta-feira, 26, em Linha Nova, no interior de Santa Cruz do Sul
Reunião técnica aconteceu nesta quarta-feira em Santa Cruz do Sul
Santa Cruz do Sul – As estiagens dos últimos anos têm originado muitas discussões acerca dos desafios e dificuldades dos produtores rurais da região. Neste sentido, na manhã desta quarta-feira, 26, a Sicredi Vale do Rio Pardo promoveu uma mobilização com produtores de arroz, soja e milho. O intuito da reunião técnica, que aconteceu no Salão Agnes, em Linha Nova, no interior de Santa Cruz do Sul, era orientar os agricultores sobre investimentos e tecnologias disponíveis para o setor primário do agronegócio. O encontro abordou o Plano Safra 23/24, o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), emissão de nota fiscal eletrônica e utilização de estação meteorológica na propriedade.
Conforme o analista de Agronegócio da Sicredi Vale do Rio Pardo, Jeferson Klunk, os próprios produtores, parceiros da mobilização, escolheram os assuntos debatidos na reunião. “Hoje em dia, cada vez mais, não se faz nada sozinho. É a cooperação para a construção de um agronegócio mais forte. A reunião é uma oportunidade para os produtores sanarem suas dúvidas e conhecerem detalhes importantes sobre créditos, investimentos e tecnologias oferecidas pelos nossos parceiros”, destacou Klunk. O encontro ainda contou com a presença do vice-presidente da cooperativa, Coraldino Silveira.
A primeira abordagem foi o Plano Safra, com as alterações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), as diferentes taxas de juros e as formas para solicitar o crédito. “A reunião é a construção de parceria e relacionamento próximo com os produtores. Somos parceiros nos investimentos para a realização de sonhos”, salientou a gerente de Negócios Agro da Agência Sicredi de Linha Santa Cruz, Luana Preuss. Sobre o Proagro, os especialistas em agronegócio da cooperativa, Gustavo Schuck e Guilherme Kussler, falaram sobre as novas regras e as boas práticas para melhorar a utilização do programa, principalmente a atenção ao projeto apresentado.
Tecnologias - Como parceiro do Sicredi, um dos fundadores da Elysios, empresa especializada em tecnologias para agricultura, Mário Apollo, apresentou o Caderno de Campo Digital, aplicativo para gestão das atividades do campo e atendimento facilitado por parte do técnico agrícola; e mostrou o funcionamento da estação meteorológica, uma ferramenta importante para o produtor ter mais acesso à previsão do tempo e poder minimizar alguns impactos causados pelo clima. “O produtor é a entidade mais importante na cadeia de produção. É quem assume mais riscos. Como são muitas variáveis, é preciso ter um controle maior sobre o negócio”, ressaltou.
As soluções tecnológicas são muito importantes para o produtor, entre as vantagens estão o aumento da produtividade, redução de custos e do impacto ambiental, bem como melhoria do rendimento operacional do negócio. Para finalizar a reunião, o representante da ACNFagro, Thiago Henrique Pires, detalhou o processo de emissão de nota fiscal eletrônica por meio de um aplicativo instalado no celular do produtor rural, que facilita e agiliza ainda mais o processo durante a safra. “O nosso aplicativo foi criado para trazer as possibilidades de transações. Ele engloba todas as culturas agrícolas”, finalizou.