Sicredi Vale do Rio Pardo realiza encontro técnico com associados do setor pecuário de Santa Cruz
Os palestrantes falaram sobre diversos aspectos do ciclo pecuário.
Santa Cruz do Sul – Como iniciativa integrante de um ciclo de eventos sobre perspectivas e oportunidades do Plano Safra 2024/2025, a Sicredi Vale do Rio Pardo realizou na noite dessa quinta-feira, 8, o encontro técnico Ciclo Pecuário e Planejamento Forrageiro: O caminho para uma pecuária lucrativa. A atividade reuniu associados de Santa Cruz do Sul ligados ao setor pecuário. Para explanar sobre o assunto estavam o supervisor de Desenvolvimento de Mercado Zona Rio Grande do Sul da Timac Agro, André Biolchi, e o representante comercial da Corteva Agriscience – Linha Pastagem, Elodir Schernoski.
Os palestrantes falaram sobre diversos aspectos do ciclo pecuário, como, por exemplo, as expectativas do mercado e a produção de carne no mundo, em que o Brasil está em segundo lugar, com mais de 10,5 mil toneladas produzidas em 2023. Durante a apresentação, os profissionais do setor destacaram a pecuária como um negócio de oportunidade, com um maior investimento na compra dos animais. “Resultado é proporcional ao investimento”. Além disso, eles trataram de assuntos como potencial das pastagens, modelo de negócio, desenvolvimento dos bovinos, Programa Legado, entre outros.
Oportunidades – Antes da palestra técnica, os assessores do segmento Agro da Sicredi Vale do Rio Pardo, Mariane Grassel e Jeferson Klunk, apresentaram as oportunidades de investimentos disponíveis para os produtores conforme enquadramento da renda anual. Na ocasião, eles ainda mostraram as taxas de custeio e cada linha crédito, bem como as demais soluções oferecidas pela instituição para fortalecimento dos negócios rurais. “As linhas de crédito podem ser utilizadas em investimentos como equipamentos, modernização e instalação de novas tecnologias que auxiliam no aumento de produção”, destacou Mariane.
Plano Safra - No que se refere ao Plano Safra 2024/2025, a Sicredi Vale do Rio Pardo tem disponíveis R$ 206 milhões em custeio, R$ 39 milhões em linhas de subvenção e mais em investimentos. Por se tratar de um sistema cooperativo, a instituição vai além dos recursos, ela oferece capacitação ao time Agro, reuniões de apresentação de alterações junto às entidades parceiras, eventos com lideranças e encontros técnicos com associados.