Sicredi UniEstados participa de troca de práticas sobre ESG em evento promovido pelo Sebrae RS
Membra do Comitê de Sustentabilidade e coordenadora de Relacionamento da cooperativa, Andreia Paula Bombardelli compartilhou ações e posicionamentos da instituição sobre o tema
-
-
Andreia e representantes da Cavaletti e da Aurora Coop.
-
O biólogo e professor Jean Budke.
O Espaço Cooperar sediou, no dia 8 de dezembro, um encontro entre representantes de empresas de Erechim-RS empenhadas em tirar do papel conceitos sobre as esferas ambiental, social e de governança (ESG). O evento, promovido pelo Sebrae RS, contou com a participação de empreendedores, parceiros da entidade e nomes de destaque na área. O vice-presidente da Sicredi UniEstados, Luis Caramori, fez a abertura da programação.
Andreia Paula Bombardelli, membra do Comitê de Sustentabilidade e coordenadora de Relacionamento da cooperativa, compartilhou em um dos painéis ações e posicionamentos da instituição sobre o tema, dentre eles os projetos Mobilidade Sustentável e Costurando Histórias. O primeiro incentiva a transição para uma frota mais limpa com veículos elétricos e híbridos e um ponto de recarga público abastecido por energia solar gerada em Severiano de Almeida. O resultado até agora foi a redução de mais de cinco toneladas de CO₂. Já o Costurando Histórias, em Concórdia, promove inclusão produtiva com oficinas de costura para mães de usuários atendidos pela Apae, reaproveitando materiais - como os uniformes dos colaboradores do Sicredi - e gerando renda para dezenas de famílias. As atividades ocorrem desde 2022.
Andreia ressaltou que o modelo de negócio do Sicredi é fundamentado na cooperação e na geração de valor para associados e comunidades, princípios que se conectam diretamente aos pilares ESG: “Nosso modelo de negócio é fundamentado na cooperação e na geração de valor para os associados e para as comunidades onde atuamos. Essa visão está diretamente alinhada aos princípios ESG, que orientam nossas decisões e práticas diárias. Mais do que um conceito, ESG representa nossa essência cooperativista e reforça o compromisso com um crescimento sustentável, responsável e transparente”.
Além da Sicredi UniEstados, participaram do painel Aurora Coop e Cavaletti, que também contaram sobre os avanços e desafios na integração das práticas ESG. O encontro trouxe ainda reflexões sobre tendências e oportunidades com a palestra de Caroline Bussato; uma aula de ESG com o biólogo e professor do Departamento de Ciências Biológicas da URI Campus de Erechim, Jean Budke; e a apresentação do Programa de Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), da Prefeitura de Erechim, pela diretora Ariane Pasuch. As exposições reforçaram a importância da resiliência diante dos impactos climáticos - tema simbolicamente presente, já que o evento havia sido adiado devido à tempestade de granizo que atingiu a região.
Durante a programação, os participantes receberam ecobags produzidas pela CUFA (Central Única das Favelas) de Passo Fundo, iniciativa que promove inclusão socioprodutiva e empreendedorismo feminino, alinhando prática e propósito com a agenda ESG.