Ecopontos são instalados em mais de 50 municípios onde a Sicredi UniEstados está presente
A parceria entre a cooperativa e Químea visa incentivar a destinação correta de eletrônicos, bem como a separação de lixo adequada
Barra do Rio Azul/RS foi o primeiro município a receber o Ecoponto, ainda em dezembro
O Sicredi atua alinhado aos principais conceitos globais de Desenvolvimento Sustentável, por isso possui uma robusta estratégia de sustentabilidade que incorpora melhores práticas de gestão e está alicerçada nos três pilares: ambiental, social, e de governança. Dentro dessas iniciativas, a partir de dezembro, a Sicredi UniEstados, em parceria com a franqueada Químea está instalando ecopontos nos mais de 50 municípios que possuem agência da Sicredi UniEstados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.
A iniciativa surgiu por meio do Comitê de Sustentabilidade da cooperativa que foi instaurado em abril de 2023, com a proposta de promover transformações positivas nas localidades em que está presente e estabelecer localmente a estratégia de desenvolvimento sustentável sistêmica. Além disso, devido a responsabilidade com os eletrônicos que a própria cooperativa precisa descartar periodicamente, aliado ao desejo de contribuir com a destinação correta dos resíduos, e pela sensibilização das pessoas, é que foram disponibilizados os ecopontos.
Em cada um dos 54 municípios em que a Sicredi UniEstados possui agência, um ecoponto fará a arrecadação de eletrônicos e derivados (pilhas e baterias). O ponto está localizado junto aos órgãos governamentais (prefeituras ou secretarias municipais). “Os ecopontos são um referencial, pois o principal objetivo é destinar corretamente os eletrônicos, pois são eles que contaminam o ambiente, além disso, a cooperativa em parceria com a Químea vai realizar ao longo do ano um projeto de sensibilização junto às escolas e comunidades”, expressa a gerente de operações administrativas e integrante do comitê de sustentabilidade, Elis Regina Mignoni. A expectativa é que a totalidade dos ecopontos esteja instalada até o final de janeiro.
Meu pé de árvore
O olhar pela sustentabilidade está diretamente alinhado com o futuro e a preservação do meio ambiente a longo prazo. Dentro desse cuidado com o ambiental, a parceria entre Sicredi e Químea está fazendo parte do projeto Meu Pé de Árvore, em que a cada ecoponto instalado será plantada uma árvore na Floresta Amazônica. Além disso, será possível localizar cada árvore por meio de um georreferenciamento, fornecido pela Químea, sendo ao todo plantadas 54 árvores.
“O propósito do Sicredi está totalmente alinhado com a sustentabilidade, pois quando falamos que queremos construir juntos uma sociedade mais próspera, com a separação e destinação correta dos lixos ajudamos a zelar pela comunidade, pela saúde e pelo meio ambiente. Isso não é uma missão somente do Comitê de Sustentabilidade, pois quanto melhores e mais prósperas as comunidades, melhor será a vida das pessoas”, conclui o diretor executivo da Sicredi UniEstados e coordenador do Comitê de Sustentabilidade, Elisandro Marmentini.
Cidades com ecopontos
Os ecopontos serão instalados em todos os municípios da área de atuação da Sicredi UniEstados que contemplam os seguintes municípios:
RS: Aratiba, Áurea, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant do Sul, Campinas do Sul, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erechim, Erval Grande, Faxinalzinho, Gaurama, Itatiba do Sul, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Maximiliano de Almeida, Paulo Bento, Ponte Preta, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios e Viadutos.
SC: Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Capinzal, Catanduvas, Concórdia, Erval Velho, Herval D’Oeste, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Joaçaba, Luzerna, Ouro, Peritiba, Piratuba e Seara.
MG: Alfenas, Andradas, Botelhos, Caldas, Campestre, Carmo do Rio Claro, Jacutinga, Machado, Monte Sião, Paraguaçí, Poços de Caldas, Poço Fundo, Ouro Fino e Santa Rita de Caldas