A Sicredi UniEstados foi reconhecida com o Selo Ouro na edição 2025 do Prêmio Gaúcho de Sustentabilidade (PGS), consolidando seu compromisso com práticas alinhadas aos pilares ambiental, social e de governança (ESG). A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira (5), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, reunindo empresas que se destacaram pela evolução na maturidade ESG. 

Representando a cooperativa, estiveram presentes na ocasião o vice-presidente, Luis Carlos Caramori, e a coordenadora de operações administrativas, Vanessa Fátima Lira Jevinski, ambos integrantes do Comitê de Sustentabilidade da Sicredi UniEstados. Ao todo, 45 instituições participaram da avaliação organizada pela AKVO ESG, empresa de consultoria na área. 

Por meio de sua plataforma, a AKVO avaliou os inscritos com base em 20 critérios estabelecidos pela norma ABNT PR 2030-1 nas esferas ambiental, social e de governança. Os participantes foram categorizados nos níveis participantes, bronze, prata, ouro e diamante, de acordo com o grau de maturidade resultante de uma interpretação de riscos e oportunidades. 

A conquista do Selo Ouro demonstra que a cooperativa não apenas participa das discussões sobre sustentabilidade, como implementa ações concretas que geram impacto positivo para seus associados, colaboradores e comunidades. Além disso, a plataforma AKVO ESG forneceu insights para aprimorar e potencializar condutas que fortaleçam ainda mais a governança e a responsabilidade socioambiental da UniEstados. 

Para o vice-presidente, Luis Carlos Caramori, a conquista do Selo Ouro foi tanto uma coroação pelo empenho dos colaboradores quanto um incentivo para continuar fazendo mais e melhor no âmbito do ESG: “Foi de suma importância termos participado pela primeira vez de um prêmio em que não apenas cooperativas estavam concorrendo, mas diversas instituições. E é um orgulho já na primeira participação termos conquistado o Selo Ouro. O ESG é uma grande preocupação da cooperativa hoje, é um tema importante não apenas por estar em voga, mas por ser algo que vai garantir a perpetuidade e a perenidade de nossa cooperativa”. 

Na percepção de Vanessa Jevinski, a avaliação foi um termômetro para as ações ESG da instituição: “Para nossa cooperativa, esta foi a primeira oportunidade de participar de um diagnóstico de sustentabilidade com abrangência ampla, indo além do universo exclusivo das cooperativas. Conquistar a categoria ouro é mais do que um reconhecimento, é a prova de que nossas ações em governança, responsabilidade social e cuidado com o meio ambiente estão no caminho certo. Com essa conquista, ganhamos clareza para avançar ainda mais, fortalecendo práticas que transformam não apenas a cooperativa, mas também a comunidade e o futuro que queremos construir juntos”. 

Esse resultado reforça a visão da Sicredi UniEstados de que sustentabilidade é um caminho estratégico para o desenvolvimento econômico e social, alinhado aos princípios do cooperativismo e às melhores práticas do mercado. 

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi UniEstados

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!