Sicredi fortalece compromisso com a comunidade por meio da entrega do Fundo Social em Severiano de Almeida
Mais de R$ 23 mil foram repassados a entidades locais para desenvolvimento da cultura, educação e inclusão

A agência do Sicredi em Severiano de Almeida realizou, no dia 16 de outubro, a entrega oficial dos recursos do Fundo Social 2025, beneficiando seis projetos de impacto social no município. A cerimônia reuniu representantes das entidades contempladas, lideranças locais e membros da instituição financeira.
O Fundo Social é uma iniciativa do Sicredi que visa apoiar projetos voltados ao desenvolvimento das comunidades onde a cooperativa está inserida. Em Severiano de Almeida, foram destinados mais de R$ 23 mil para ações nas áreas de cultura, educação, inclusão social, agricultura e revitalização de espaços comunitários.
Entre os projetos contemplados está o “Reconstruindo as Memórias”, do Fundo Municipal da Cultura, que busca reestruturar a Casa de Memória e Museu Municipal, severamente afetados pelas enchentes de 2024. O recurso permitirá a aquisição de mobiliário adequado para a preservação e exposição do acervo histórico da cidade. “Com a aquisição de dois móveis, conseguimos guardar a história, acervos, documentos e fotos doados pelas famílias. Agradecemos ao Fundo Social do Sicredi por ter abraçado o nosso projeto”, agradeceu Eduardo Henryque Tenutti de Santana Auler, assessor de Cultura do município.
Outro destaque foi o projeto “Mobilidade Solidária”, do Lions Clube de Severiano de Almeida, que irá adquirir cadeiras de rodas e andadores para empréstimo gratuito a idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. Também foram beneficiados o CTG Chaleira Preta, com melhorias de acessibilidade; o CPM da Escola Infantil Tia Mercedez, com a criação de uma sala de jogos educativos; a Capela Santo Agostinho, com a revitalização do espaço; e o projeto “Hortas Hidropônicas”, que levará alimentação saudável a cerca de 260 estudantes das escolas municipais.
Para o gerente da agência de Severiano de Almeida, Cassiano Nonnenmacher, a ação reforça o compromisso do Sicredi com o desenvolvimento local e beneficia a toda a comunidade, de forma direta ou indireta: “O Fundo Social do Sicredi nos aproxima da comunidade e torna tangível o princípio do cooperativismo ‘interesse pela comunidade’. Desta forma, conseguimos ir de encontro ao nosso propósito de construir juntos uma sociedade mais próspera”.
O evento contou ainda com a presença do conselheiro de administração Vanderlei Daga, da representante do Comitê Mulher de Severiano de Almeida Neilor Mattia e do Coordenador de Núcleo Luiz Carlos Debastiani, reforçando o envolvimento da cooperativa com os projetos locais.
A entrega do Fundo Social é mais uma demonstração de que, no Sicredi, os resultados da cooperativa retornam para a comunidade, promovendo transformação social e fortalecendo os laços com os associados.