Sicredi apoia 11 projetos comunitários de Campinas do Sul por meio do Fundo Social
Foram destinados mais de R$ 39 mil para entidades do município que atuam em diferentes áreas
Em um evento coletivo realizado nesta quarta-feira (22), a agência do Sicredi em Campinas do Sul oficializou a entrega dos recursos do Fundo Social 2025, beneficiando 11 projetos locais que promovem inclusão, bem-estar, educação, cultura e segurança. O presidente da Sicredi UniEstados, Adelar Parmeggiani, esteve presente na ocasião. A iniciativa reforça o compromisso da instituição financeira cooperativa com o desenvolvimento das comunidades onde está presente.
Ao todo, foram destinados mais de R$ 39 mil para entidades do município que atuam em diferentes áreas. Entre os projetos contemplados estão ações voltadas à infância, como o Brincando e Aprendendo, da Escola Infantil Pingo de Gente, e o Ambiente Lúdico e Sensorial, da Escola Municipal Professor Altayr Caldart, que visam estimular o desenvolvimento integral das crianças por meio de experiências educativas e afetivas.
Na área da segurança pública, o Fundo Social apoiou o Consepro - Brigada Militar, com recursos para aquisição de lava-jato e aspirador de pó, melhorando as condições de trabalho dos policiais que atuam em Campinas do Sul e Cruzaltense. Também foram contemplados o Corpo de Bombeiros Voluntários, com equipamentos para garantir a segurança dos atendimentos, e o Grupo Escoteiro Tapir 85RS, que recebeu apoio para aquisição de mochilas para atividades com jovens.
A valorização da cultura e da tradição também esteve presente na entrega, com recursos destinados à Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, ao Núcleo Cultural Lany Sangali Gugel, à Sociedade Amigos Santa Bárbara e ao CTG Rodeio da Querência, que recebeu apoio para a construção de sua nova sede.
Na área da assistência social, o destaque foi o projeto Ponto Solidário, voltado à confecção de roupas de tricô e crochê para bebês, mães e pessoas de baixa renda. A Apae de Campinas do Sul também foi contemplada com o projeto Equipar para Acolher, que visa atender crianças atípicas e familiares com estrutura adequada para produção de lanches e refeições.
Para o gerente da agência, Nelcir José Bolis, participar do Fundo Social é motivo de orgulho: “Gratidão por representar o Sicredi no município e contribuir com as entidades na construção de um mundo melhor”.
A presidente da Apae de Campinas do Sul, Lais Paula Vieira de Pauli, agradeceu a comunidade pelas doações que o projeto tem recebido e ao Sicredi pelo aporte recebido: “Estamos trabalhando muito para trazer a Apae para a nossa cidade, e o Sicredi tem acreditado nos nossos sonhos. Participamos do Fundo Social e fomos beneficiados. Adquirimos geladeira, fogão, equipamentos de cozinha para receber muito bem as pessoas que estão nos procurando e que vão ter uma mudança de vida muito significativa tendo esse projeto pioneiro em Campinas. Estamos imensamente gratos”.
Além dos valores mencionados, a agência do Sicredi de Campinas do sul realizou a doação de um computador e um notebook para o CTG, dois computadores, quatro notebooks, dois balcões e uma mesa para a APAE.
Mais do que uma entrega de recursos, o Fundo Social representa o compromisso do Sicredi com o fortalecimento das redes de apoio locais. Ao investir em projetos que atendem diferentes públicos e necessidades, a cooperativa reafirma seu papel como parceira do desenvolvimento comunitário, promovendo ações que geram impacto real na vida das pessoas.